Vistos para França voltarão a ser emitidos no Amapá, diz embaixador

Informação foi repassada ao senador Randolfe Rodrigues, que vinha solicitando a reabertura do consulado na capital do Amapá
Compartilhamentos

Da SELES NAFES

Os vistos para a França voltarão a ser emitidos no Amapá. A informação foi repassada nesta quinta-feira (21) ao senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) pelo embaixador da França, Michel Miraillet. O diplomata também garantiu que o preço do seguro internacional irá baixar.

Atualmente, os vistos são emitidos pela Embaixada em Brasília (DF), custam 60 Euros (R$ 263), e demoram cerca de 35 dias para ficarem prontos. O brasileiro começa acessando o site da embaixada, onde informa o período que permanecerá na França, e depois envia por correspondência todos os documentos. 

Michel Miraillet informou que a França encaminhará, nos próximos dias, documentos solicitando ao Itamaraty a autorização para a reabertura do Consulado em Macapá, o que deve reduzir para poucos dias o prazo de análise e emissão.

Embaixador Miraillet após reunião com o senador Randolfe Rodrigues. Foto: Divulgação. Foto de capa: Seles Nafes/Arquivo SN

O embaixador adiantou que pretende visitar o Amapá em abril já para reabrir o consulado. No entanto, os vistos só passarão a ser emitidos três meses após a reinauguração.

“A concessão de vistos em Macapá é um avanço enorme para nós que estamos a menos de 600 km da fronteira”, comemorou Randolfe.

Seguro

Um dos principais obstáculos dos brasileiros para cruzar a Ponte Binacional, entre Oiapoque e a Guiana Francesa, é a exigência do seguro internacional contra acidentes.

O seguro custa hoje 175 Euros, o equivalente a R$ 768. O embaixador só não soube informar de quanto será a redução.

O embaixador Miraillet aproveitou para pedir a intervenção do senador para a necessidade de serviços de manutenção da ponte do lado brasileiro. Ele citou um acidente ocorrido em junho do ano passado, quando uma embarcação teria sido atingida por pedaços da ponte.

O senador Randolfe Rodrigues se comprometeu a levar o caso ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM). A ideia é pedir explicações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

O embaixador finalizou afirmando que Randolfe seria o senador mais indicado para liderar a “Frente Parlamentar da Amizade Brasil-França”.

Randolfe é autor do projeto de resolução que cria o grupo de trabalho Brasil-França, que terá o objetivo de “incentivar e desenvolver as relações bilaterais entre seus Poderes Legislativos”.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!