Prédio deteriorado e falta de veículo impedem atendimentos, dizem conselheiros

Unidade está com forro caindo e cheia de infiltrações
Compartilhamentos

Por RODRIGO INDINHO

A situação precária do imóvel onde funciona o Conselho Tutelar da zona norte de Macapá e a falta de manutenção da viatura, estão prejudicando os atendimentos à população. É o que denunciam quatro, dos cinco conselheiros.

A unidade não oferece condições de trabalho. O forro está caindo, há infiltrações nas paredes e chove mais dentro do que fora do prédio. Baldes estão por todo o piso para tentar conter a água da chuva, nem as salas de biblioteca e monitoramento escaparam. Apesar de várias salas no prédio, o atendimento é feito em apenas uma, onde não chove.

Estrutura comprometida do prédio é um dos maiores problemas levantados pelos conselheiros. Fotos: Rodrigo Indinho

“Conselheiros, funcionários e pessoas que buscam atendimento estão numa situação de risco devido goteiras, mofo e o medo de que quando chover venha ocorrer um desabamento”, disse a conselheira Martinha Sousa.

Viatura que está sem funcionar impede rondas na madrugada

Além disso, os conselheiros estão sem carro para ir aos locais das ocorrências, entre às 18h e 8h da manhã. Alguns casos que envolvem crianças que estão sendo agredidas ou que correm risco de vida, não estão sendo atendidos.

“A viatura é nossa, permanente e, além disso a gente tem um carro alugado pela secretaria de 8h até 12h e das 14h até as 18h de segunda a sexta, exceto feriados”, relatou a conselheira Maria do Socorro.

Balde apara goteira próximo de fiação: risco

 

Estrutura velha e improvisada do prédio

“Se acontece alguma situação externa de risco, nós não estamos atendendo em outras horas. Às vezes temos ajuda da Polícia Militar. Mas quando não é caso, é necessário negligenciar este serviço, tudo porque estamos sem o carro 24h”, acrescentou.

Biblioteca alagada

Os conselheiros garantiram que já comunicaram sobre o caso junto ao Ministério Público, Vara da Infância e a Secretária Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast), e esperam que medidas sejam tomadas o quanto antes. Para eles as crianças são prioridades.

“A Semast diz que não tem contrato para manutenção de veículos lá, e que vai chegar outra viatura mas estamos esperando há meses. Sobre o prédio, eles dizem que estão em processo de conseguir um local para alugar ou a gente vai voltar para nosso prédio que está funcionando o Cres. Nossas crianças precisam de cuidados e respeito”, concluiu Maria.

Infiltrações por todos os lados

 

Conselheiros cobram providências

O que diz a prefeitura

A Semast, informou que está finalizado a adequação do novo prédio do Conselho Tutelar da zona norte. Enquanto não ocorre a mudança para o novo prédio, as atividades serão realizadas em um espaço no Bairro Infraero I, próximo ao Ceu das Artes.

Com relação ao veículo a Secretaria declarou que não recebeu nenhuma solicitação, mas que duas novas viaturas estarão sendo disponibilizadas até o final da próxima semana.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!