Em funeral de mototaxista, moradores protestam contra obra parada

Buraco na via é apontado por testemunhas como causa do acidente que tirou a vida de Edmar Dasmasceno da Silva
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Após a morte de Edmar Dasmasceno da Silva, de 45 anos, mototaxista que foi arrastado por um caminhão na região do Cuba de Asfalto, na zona sul de Macapá, mototaxistas e a Associação de Moradores do Bairro Novo Buritizal protestaram na tarde desta sexta-feira (17), no local do acidente. 

Os manifestantes cobraram sinalização na via, nas imediações do Conjunto Habitacional Jardim Açucena. Eles relatam que as obras de urbanização após a entrega das unidades do conjunto foram paralisadas. 

Cortejo funerário: marcado por protesto. Foto: reprodução

Além de moradores e mototaxistas, o protesto também foi um cortejo para o motataxista Edmar Dasmasceno da Silva. Ele faleceu na tarde de quinta-feira (16), após tentar desviar de um buraco na Avenida Treze de Setembro e ser arrastado por um caminhão.

O carro funerário com o corpo do mototaxista esteve à frente da manifestação. Ao longo do trajeto que fazia, o ato ia contando com a solidariedade das pessoas à beira da avenida.

Moradores da região fazem cartazes para alertar perigo na via e cobram providências. Foto: Marco Antônio P. Costa

Moradores pedem sinalização e conclusão da obra

“Olha, infelizmente nós tivemos uma vida ceifada por causa desse trânsito aqui. Estamos há muito tempo cobrando o término das obras da Avenida Treze de Setembro e ela ficou parada. Não tem jeito, tem que colocar um semáforo com câmera. Estamos pedindo aos órgãos competentes, por favor, venham terminar a Treze de Setembro”, reivindicou Amilton Mira, Presidente da Associação de Moradores do Novo Buritizal, um dos organizadores do protesto.

O líder comunitário disse também que a abertura de outra via, a Rua 31 de outubro, deve piorar a situação, com a passagem de mais carretas.

“Temos uma escola e uma creche ali. Antes que outras tragédias aconteçam, nós esperamos urgência para resolverem isso aqui”, complementou.

Protesto seguiu pela Treze de Setembro. Foto: reprodução

 

Dona Maroca, de 60 anos, moradora da região, diz que o acidente com o mototaxista foi causado em um buraco aberto pela Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa).

“Não dá pra continuar assim. A Caesa veio e fez esse buraco aí. Foi onde o moço teve que desviar com a moto e o caminhão acabou pegando ele. Não foi o primeiro acidente e a qualquer horas pode acontecer de novo. A gente vive aqui preocupado com as crianças e com todo mundo, com os adultos também”, desabafou Dona Maroca, 60 anos, moradora da região.

Poder público

O Portal SelesNafes.com entrou em contato com os órgãos do Município e do Estado para tratar da situação na Avenida Treze de Setembro.

A Companhia de Trânsito de Macapá (CTMac) informou que todo o trajeto alvo dos protestos é de responsabilidade da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrap).

Mototaxista levanta cartaz cobrando poder público. Foto: reprodução

A Setrap informou que a conclusão da obra está no seu cronograma, mas que as fortes chuvas do inverno amazônico impediram a finalização. Benedito Júnior, secretário adjunto da pasta, afirmou que, na segunda quinzena de junho, o serviço de drenagem com a colocação das manilhas será retomado e logo após isso a terraplanagem e a pavimentação asfáltica serão concluídas.

A Caesa confirmou o conserto de um vazamento que havia na região, mas que o serviço foi devidamente finalizado e o buraco feito na realização da obra foi fechado. Informou, ainda que, posteriormente, enviará ao Portal SN fotos que comprovam a afirmação.

Foto de capa: Marco Antônio P. Costa

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!