Autônomo recolhe pneus velhos no lixo e transforma em arte

Pablo Anderson é morador da área de ressaca da 22ª Avenida do Bairro Congós, na zona sul de Macapá.
Compartilhamentos

Por RODRIGO INDINHO

Recolher pneus velhos no lixo e transformá-los em arte é uma das fontes de renda do autônomo Pablo Anderson, de 37 anos, conhecido em sua comunidade como “Cabeludo”. Ele faz sucesso por realizar um trabalho impecável com os pneus de automóveis que são transformados em belos pássaros ornamentais ou então em cadeiras confortáveis.

Pablo Anderson mostra a resistência da cadeira feita de pneus velhos…

… e a beleza das aves ornamentais. Fotos: Rodrigo Indinho/SN

 

Morador da área de ressaca da 22ª Avenida do Bairro Congós, na zona sul de Macapá, o artesão, carpinteiro, pedreiro e pintor, começou a fazer este trabalho há cinco anos, após uma viagem de sua mãe ao interior do Estado.

“Passando pela estrada ela viu a arte pendurada em uma casa, fez uma foto e me mostrou. Tentei bastante até conseguir aprender a técnica. Hoje já vendi diversos exemplares para a população que gosta de ornamentar suas casas e seus jardins. As cadeiras aprendi com um amigo no Porto Grande. Com esse trabalho ganho uma renda extra e preservo o meio ambiente”, orgulha-se.

Peças do artesão fazem sucesso na ornamentação de residências

Cabeludo faz a arte em pneus em casa mesmo, em um ateliê improvisado, montado no pátio da residência onde mora com a esposa. A matéria-prima vem de borracharias e locais que descartam pneus.

“Detalhe: só faço por encomenda, para fazer do gosto da pessoa. Quando recebo o pedido, pego um carrinho e passo pelas borracharias recolhendo o material no lixo. A partir daí, começo o processo de criação, que dura um ou dois dias. Os pássaros custam R$ 50 e as cadeiras R$ 70”, revelou.

Além do trabalho com os pneus, Pablo também vende sorvete, chopp de frutas…

… e até pipas em sua residência para fazer renda

Cabeludo é um exemplo de brasileiro, que luta todos os dias por uma vida melhor. Além do trabalho com os pneus, ele também vende janelas, sorvete, chopp de frutas e até pipas. Para ele, tudo tem um propósito.

“Nada na vida é fácil, e, precisamos viver na correria. A gente tem que ir se virando como pode, então, faço de tudo um pouco, só não pode ficar parado. Para qualquer serviço estou aqui, é só chamar”, recomenda.

A cadeira feita de pneus é uma das peças mais procuradas

Quem quiser conhecer mais da história do rapaz, ou contratar algum dos serviços dele, pode entrar contato pelos números (96) 99121-0462 ou (96) 98400-4720 (Ligação/Whatsapp).

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!