Universitários pedem lâmpadas danificadas para consertá-las e doá-las

Ação de reaproveitamento combate o descarte irregular do material
Compartilhamentos

Por RODRIGO INDINHO

Acadêmicos do curso de engenharia elétrica da Universidade Federal do Amapá (Unifap) estão recolhendo lâmpadas com defeitos para consertá-las e doá-las a famílias carentes de Macapá. Eles pedem a colaboração da população.

O objetivo do projeto “De volta à luz” é conscientizar, através do reaproveitamento de lâmpadas danificadas, que o descarte indevido desse material pode causar sérios riscos a saúde e ao meio ambiente.

Material será consertado em oficina e reaproveitado. Fotos: Rodrigo Indinho

O projeto funcionará em três etapas: arrecadação de lâmpadas queimadas (fluorescentes e LED), que são mais comuns atualmente; oficinas de conserto das lâmpadas; e distribuição das lâmpadas consertadas para a comunidade.

“Queremos arrecadar e consertar o máximo possível de lâmpadas no decorrer dos meses de junho, julho e agosto. Às vezes são defeitos mínimos que fazem as pessoas jogarem fora, o que prejudica a vida e o meio ambiente. Então é melhor doar para nós que faremos algo útil com elas”, disse César Palheta, idealizador do projeto.

César Palheta: reaproveitar o máximo possível de lâmpadas

O acadêmico Rui Cantuária informou que o principal posto de arrecadação é a sede da empresa júnior Tesla Engenharia, localizada no Bloco de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação, na sala 10, Unifap.

“Caso a pessoa não possa trazer até a Unifap, pode entrar em contato com o número (96) 98101-9793 para que nós possamos buscar na casa da pessoa ou ver outro meio de recolher essas lâmpadas. O importante é ajudar”, detalhou Rui.

Rui Cantuária: ajudar é o mais importante

As oficinas de conserto das lâmpadas com os interessados vão acontecer a partir da segunda quinzena do mês de agosto.

Prejuízos a saúde e ao meio ambiente

Segundo Jefferson Oliveira, as lâmpadas fluorescentes (LF) contêm mercúrio em sua composição, um metal pesado que pode causar danos a saúde e ao meio ambiente.

“As lâmpadas fluorescentes compactas são somente 5% descartadas de forma correta no mundo. Elas tem de 8 mg a 18 mg de mercúrio que são prejudiciais à saúde. Queremos fazer essa transversalidade entre universidade, na parte científica e acadêmica, e comunidade”, assegurou.

Arrecadação será feita…

 

… no bloco do curso

Ele orienta como se desfazer de forma correta.

“O descarte de lâmpadas fluorescentes deve ser bem feito, procurando quais os lugares certos, isolando o material em caso de quebra e avisando sobre o conteúdo entregue na sacola ou caixa de lixo”, ensinou.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!