Setor de inovação tecnológica conhece projeto de lei e discute avanços no Amapá

Encontro organizado pelo senador Randolfe Rodrigues e o Sebrae do Amapá reuniu empresários, pesquisadores e órgãos ligados à inovação
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Representantes do segmento de inovação tecnológica, setor que reúne startups, desenvolvedores, empresas e órgãos de pesquisa, discutiram avanços, tendências de mercado e apoio institucional durante encontro, na manhã deste sábado (13). A iniciativa foi do senador Randolfe Rodrigues (Rede) e realização do Sebrae do Amapá.

O setor de inovação começa a ser considerado uma área estratégica para a economia do Estado. O Amapá possui 18 startups, que são as empresas que trabalham exclusivamente com tecnologia.

As duas maiores e mais organizadas, a Proesc e o Orçafácil, empregam mais de 60 pessoas em Macapá. As empresas vendem aplicativos e soluções, um mercado que movimentou mais de R$ 6 milhões em 2018, no Amapá.

A Proesc.com é a startup pioneira no Estado. Fundada em 2008, hoje está presente em todo o Brasil e tem presença em sete países.

A empresa atua do ramo educacional com aplicativos e soluções para a integração dos setores escolares e outros produtos. A startup é uma referência nacional de sucesso e carrega o nome do Amapá.

Evento foi organizado pelo senador Randolfe Rodrigues e Sebrae, com participação do Senado, prefeitura e governo do Estado. Fotos: Seles Nafes

“O Amapá tem um potencial imenso. Aqui surgem ideias fantásticas, mas ainda falta um ambiente favorável para alavancar essas ideias. Por isso, organizamos a comunidade da inovação, criamos uma associação de empresas (Amapatec) e criamos a tucuju valle, numa referência ao vale do silício na Califórnia (USA). Com essas parcerias, as universidades, com o apoio do Senado, da prefeitura, governo e todos juntos, podemos transformar o Amapá em uma referência para a inovação e tecnologia. Essa reunião é histórica”, pontuou o CEO da Proesc, Felipe Ferreira.

Durante o encontro, o senador Randolfe Rodrigues apresentou projeto de lei de incentivo às startups e às comunidades da inovação.

“Esse encontro é uma vitória. Há ações de apoio ao ecossistema das startups espalhadas, e hoje conseguimos juntar todo mundo. Na atual situação do Amapá, que tem 20% de desemprego, esse setor movimentou mais de seis milhões de reais e apenas uma empresa emprega mais de 40 pessoas”, avaliou o parlamentar.

Felipe Ferreira, CEO da Proesc

Coordenador dos trabalhos, economista Charles Chelala

“Meu projeto de Lei cria um fundo de financiamento às empresas startups, gerando incentivos com descontos no imposto de renda. Esse encontro é para tornar o Amapá uma referência nacional na inovação”, destacou Randolfe Rodrigues.

A reunião contou com a presença do vice-governador Jaime Nunes (Pros), do prefeito de Macapá, Clécio Luís (Rede), do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), diversos deputados estaduais e representantes da Universidade Federal do Amapá (Unifap), da Universidade Estadual do Amapá (Ueap), do Instituto Federal do Amapá (Ifap) e Embrapa, além, é claro, do próprio Sebrae.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!