Com 38 casos de violência, mulheres fazem Marcha Contra o Feminicídio

Manifestação foi realizada no último fim de semana no município de Tartarugalzinho
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

Preocupadas com os altos índices de violência doméstica, mulheres fizeram a 1ª Marcha Contra o Feminicídio, na cidade de Tartarugalzinho, município a 232 km de Macapá.  A manifestação, no último fim de semana, ganhou as ruas e foi acompanhada também por homens e estudantes.

Em 2018, foram registrados 38 casos de violência doméstica em Tartarugalzinho, mas, por uma questão cultural, a prefeitura acredita que os números verdadeiros sejam bem maiores.

“Aqui era uma área de garimpo, e as pessoas não tinham o hábito de denunciar. Há mortes, mas que não foram identificadas como feminicídio”, explica a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Luciane Trindade.

“Temos o Conselho de Direitos da Mulher e Conselho de Igualdade Racial dentro da nossa secretaria. Estamos caminhando para grandes coisas que irão acontecer”, acrescentou.

A 1ª Marcha foi realizada na última sexta-feira (27), com concentração na Praça Saturnina dos Santos, sob o comando da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, criada em 2017. O evento marcou a inauguração da secretaria, que passa a funcionar na Rua Presidente Dutra, 657, Bairro Novo I.

O ato chamou atenção para as mulheres vítimas de violência, mas também para os casos de câncer. Já foram registrados 8, este ano.

Marcha nas ruas de Tartarugalzinho. Fotos: Divulgação

Secretária de Políticas para Mulheres, Luciane Trindade

A secretaria também tem estimulado o pré-natal. Atualmente, 154 gestantes estão em acompanhamento na cidade que já teve o maior índice de natalidade do Brasil, segundo o IBGE.

Depois da marcha, houve atendimento gratuito na Praça Saturnina Santos, com serviços de maquiagem, sobrancelhas e outros.

Após a marcha, houve concentração na praça…

Juiz Heraldo Costa, da Comarca de Tartarugazinho

 

 

 

 

 

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!