Eleições no PT: Nogueira sai na frente, mas tem dificuldades em Macapá

No processo de eleições diretas, Nogueira elegeu mais delegados em todo o Estado, mas em Macapá tem minoria apertada
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

O PT divulgou nesta terça-feira (10) os resultados do PED, o processo de eleições diretas para escolher seus diretórios municipais e definir os delegados que escolherão o novo diretório estadual e o presidente da executiva.

Na escolha de diretórios houve supremacia de Nogueira, que conquistou 9 dos 16 municípios. Nogueira conseguiu eleger 117 delegados em todos os municípios, e o grupo de Dora Nascimento, Joel Banha e Dalva Figueiredo ficou com 63 delegados.

Escola Barroso Tostes, em Santana, foi o local de votação. Foto: PT/Divulgação

No dia 19 de outubro, serão esses delegados que definirão com quem ficará a direção estadual do PT. Nogueira, que tentará a reeleição, está no comando da legenda desde 2017.

Macapá e Santana

Nos dois principais colégios eleitorais, Nogueira sofreu derrota e vitória.

Em Santana, a vitória foi acachapante. Ele conseguiu reeleger o presidente do diretório municipal, José Cordeiro, com 90% dos votos. O rival, Misac Cardoso, ligado ao grupo de Dora, Joel e Dalva, teve aproximadamente 10% dos votos.

Em Macapá, no entanto, o candidato apoiado pelo grupo rival, Van Vilhena, venceu Cléia Borges por 33 votos de diferença. Mas houve equilíbrio no número de cadeiras do diretório municipal. Das 36 vagas, Nogueira conseguiu eleger 14 contra 15 do trio adversário. Outras 7 cadeiras ficaram com dois grupos minoritários liderados por Benilson (4 cadeiras) e Queila Rola (3 cadeiras).

A partir de agora, quem tiver o apoio desses dois grupos menores terá o comando total do partido na capital. Nogueira já teria fechado com o grupo de Queila, mas as três cadeiras dela não são suficientes para lhe conferir o comando, já que também é possível que o grupo de Benilson, com 4 cadeiras, feche apoio ao grupo de Dora, Dalva e Joel. Tanto Nogueira quanto o trio buscam o apoio de Benilson.

Em 2017, quando Nogueira venceu, ele tinha 92 delegados contra 88.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!