Bailique recebe o 7º viveiro de mudas de Macapá

Outros distritos já receberam os viveiros que também servirão como laboratórios
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

A Vila Progresso, considerada a sede do arquipélago do Bailique, recebeu o sétimo viveiro de mudas da prefeitura de Macapá. Foi durante agenda do prefeito Clécio Luís (Rede) na região esta semana.

O arquipélago fica a 150 km de Macapá e é formado por oito comunidades administradas pela prefeitura da capital.  

Viveiros já foram instalados nos distritos do Coração, Fazendinha, São Joaquim, Santa Luzia do Pacuí, Santo Antônio da Pedreira e na capital Macapá, na área da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec).

A ideia é estimular o plantio de açaí e pracaxi, entre outras espécies, e permitir que sejam usados como laboratório em aulas de cursos agrícolas.

“Aqui [no Bailique] serão trabalhados diversos tipos de sementes, devido à diversidade da flora na região. Instalamos ao lado da escola municipal, para que nossos alunos conheçam e cultivem as plantas existentes no arquipélago, ajudando na preservação do meio ambiente”, comentou o prefeito.

O técnico agrônomo do município, José Malcher, explica que o viveiro enriquece a parte pedagógica, com incentivo à biologia, ciência, meio ambiente e tudo o que engloba a Amazônia, despertando a criança para o setor agrícola.

Viveiros estão sendo instalados nos municípios. Fotos: Max Renê/PMM

“Hoje sou técnico agrícola porque tive incentivo na escola, que antes tinha técnicas agrícolas. Daqui podem sair técnicos e também engenheiros agrônomos. Todas as escolas da Amazônia devem tratar sobre o meio ambiente.

O viveiro do Bailique tem capacidade para 2,4 mil mudas e foi construído para permitir o controle da luz solar nas mudas, além de amortizar a água da chuva. Além disso, possui sistema de irrigação elevado por nebulização, com área para produção de sementes.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!