Transposição: Servidoras comemoram deferimento de processos em plenária

Equipe técnica do mandato do senador Randolfe Rodrigues prestou esclarecimentos sobre situação de pedidos
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Centenas de servidores públicos e ex-servidores lotaram o auditório do Sebrae, no centro de Macapá, na tarde de quarta-feira (22), para a “Plenária da Transposição”, organizada pelo senador Randolfe Rodrigues (REDE) e a sua equipe técnica com o intuito de levar informações e prestar esclarecimentos sobre o processo.

A reivindicação dos servidores já dura muitos anos e, desde a aprovação das emendas constitucionais 79 e 98, de autoria de Randolfe, o sonho de milhares de servidores ganhou novo impulso.

Encontro ocorreu no auditório do Sebrae, em Macapá. Fotos: Marco Antônio P. Costa/SN

Ruticleide Brito Conceição e Marta de Melo (foto de capa da matéria) já foram notificadas do deferimento dos seus processos e comemoram o novo momento que a vitória pode lhes dar.

“Eu trabalhei na prefeitura de Macapá em 1988 e essa foi uma oportunidade que a gente nem esperava mais. Estou desempregada, faltam detalhes, alguns documentos, mas já fui notificada. Agradeço pelo que estão fazendo conosco, ficarei à disposição da União”, declarou Ruticleide, que utilizou a plenária para tirar dúvidas sobre seu futuro.

Marta de Melo foi no mesmo sentido. Ela está entre os 650 servidores que tiveram os processos deferidos recentemente.

“Também é isso. A vida vai melhorar, estou muito contente”, declarou a servidora.

Senador Randolfe Rodrigues: lentidão nos processos se deu após ação do TCU

Lentidão e próximos passos

A maioria dos participantes reclamam da lentidão na avaliação dos processos. Em 2020 apenas 17 servidores tiveram seus nomes publicados e o processo de transposição efetuado. Randolfe explicou alguns dos motivos.

“Está lento devido primeiro a ação que foi movida ano passado, junto ao Tribunal de Contas da União, que paralisou a análise dos processos e devido o julgamento ter ocorrido apenas em agosto. Precisa ser acelerado, precisamos do envolvimento de toda a bancada federal. Assim que retomarmos os trabalhos legislativos, irei oficiar toda a bancada. É necessário também o envolvimento do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), diretamente, assim como de toda a bancada”, esclareceu o senador.

Demora na análise de processos é principal reclamação de servidores e ex-servidores

Outro ponto que gera essa lentidão é que a comissão de análise é formada por 17 membros, e como os processos são muitos, o problema acaba sendo gerado. Por fim, Randolfe avaliou o impacto da transposição para o Estado do Amapá.

“A transposição é a maior conquista que se teve para o Amapá, eu diria que nos últimos 30 anos. Primeiro porque assegura o direito de melhor remuneração para centenas de milhares de famílias amapaenses. Segundo porque desonera a folha de pagamento de estados e municípios, disponibilizando mais recursos para investimentos”, finalizou o senador.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!