Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA
Amigos e familiares do professor de história Agnando Costa da Conceição, o “Fera”, de 60 anos, estão realizando uma campanha na internet para arrecadação de fundos para a realização de uma cirurgia de retirada de um tumor cerebral (meningioma).
O meningioma é um tumor que pode causar problemas na audição, visão e levar a crises convulsivas e desorientação cognitiva, sendo estes dois últimos o caso do professor.
Muito querido, Agnando já formou mais de 20 mil alunos. Foi professor do Colégio Amapaense, Tiradentes, Castelo Branco, escolas municipais e outras dezenas de escolas do Amapá. Atualmente, leciona na Escola Estadual Risalva Freitas do Amaral.
Também se notabilizou nos cursinhos pré-vestibulares do início da década de 90 até os dias atuais, sendo um profissional bastante concorrido entre alunos e instituições.
“Fera” é como chama os alunos e, de tanto fazê-lo, acabou ele mesmo por ficar com o apelido carinhoso e motivador.
O procedimento é considerado delicado e ainda não há garantias se poderá ser feito no Amapá ou se haverá deslocamento para outro Estado. O que a família conseguiu apurar, é que os custos iniciais estão orçados em aproximadamente R$ 55 mil.
Parte de uma categoria importante e, mesmo assim, essencialmente subvalorizada, Agnando não tem plano de saúde. Sua cirurgia é urgente, por isso, o pedido de ajuda feito pela família.
O filho Agnes Danilo gravou vídeos e enviou ao Portal Seles Nafes. Neles, fala sobre a situação do pai. O compadre e amigo, o também professor de literatura Edson Pinto, também enviou uma mensagem. O próprio Agnando agradece à solidariedade que está recebendo. ASSISTA:
As contribuições podem ser feitas nas contas bancárias:
Banco do Brasil
Agência: 2825-8
Poupança: 13.476-7
Variação: 82
Maria C. F Trindade (esposa)
CPF: 243.649.242-53
Contato: (96) 98113-9393
E ainda:
Caixa Econômica Federal
Agência: 4708
Conta: 24748-9
Operação 001
Agnes Danilo Fernandes da Costa (filho)
CPF: 015.343.992-08.