Com 109 leitos, HU é aberto como centro de covid

Após abertura, centro recebeu os 9 primeiros pacientes
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

No final da tarde desta sexta-feira (5), o Governo do Estado do Amapá (GEA) inaugurou o “Centro de Covid-19 HU”, com um total de 109 leitos, sendo 32 de Unidades de Terapia Intensiva e o restante de leitos clínicos, com ala pediátrica e também uma ala indígena com 4 leitos. No início da noite, já estava prevista a chegada de nove pacientes, cinco adultos e quatro crianças.

Os pacientes são oriundos de unidades básicas de saúde e do Hospital de Emergências e agora serão acomodados em leitos com todo o equipamento e profissionais de saúde para terem possibilidade maior de uma recuperação plena.

Novo centro conta com UTIs…

… e leitos clínicos. Fotos: Marco Antônio P. Costa/SN

Hospital já recebeu pacientes hoje

Antes do anúncio oficial, o governador Waldez Góes (PDT) e o presidente do senado Davi Alcolumbre (DEM) se reuniram com o ministro da Saúde em exercício, Eduardo Pazuello, que cumpriu agenda no Amapá durante todo dia.

A ação foi possível após a assinatura de um Termo de Cessão de Uso entre a Universidade Federal do Amapá (Unifap) e o GEA, e uma conjugação de esforços entre a bancada federal do Amapá e o governo federal.

Centro está instalado em ala do Hospital Universitário

Ao governo federal, coube a contribuição com a maioria dos equipamentos para as UTI´s, como os respiradores, insumos e pessoal, como médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, entre outros, que já estão em Macapá desde o início da semana em treinamento e que continuam chegando.

Governador Waldez Góes: união de agentes políticos em meio à pandemia

No início da noite, estava sendo aguardada a chegada de cerca de 20 profissionais médicos militares, cedidos pelo Ministério da Saúde através do programa “Brasil conta Comigo”.

O governador ressaltou a união dos agentes políticos para a concretização deste momento.

“Eu tenho certeza que este momento simboliza que em guerra como essa, em uma pandemia, em uma calamidade pública de saúde, o gesto mais importante para a sociedade é a união das pessoas, dos líderes, e você Davi, tem construído isso e a gente precisa fazer isso ser reconhecido pela sociedade”, declarou Waldez Góes.

Presidente do Senado, Davi Alcolumbre: entrega foi adiantada em decorrência da pandemia

“Tudo aqui estava planejado para ser concluído em seis meses, para começar a funcionar em janeiro ou fevereiro do ano que vem. A gente precisa fazer uma reflexão: o esforço, a dedicação, a união e a vontade de realizar do governo do Estado, da bancada federal, da Unifap, de vários atores que foram importantes para chegarmos no dia de hoje”, concluiu o senador Davi.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!