Com isolamento, Alcoólicos Anônimos faz reuniões online

Comunidade espera aumentar o público com encontros virtuais
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Presente no Amapá desde 1979, a comunidade Alcoólicos Anônimos (AA) já serviu de apoio para milhares de pessoas vencerem o vício e o uso abusivo de bebidas. Com a pandemia do novo coronavírus e as determinações de isolamento social, a irmandade segue reunindo seus grupos de forma virtual, para que o auxílio não pare.

Famoso mundialmente pelo seu programa de 12 passos, o AA tem como único pré-requisito de participação que a pessoa queira parar de beber.

“O AA não trabalha com disgnósticos. É um método para ajudar aqueles que desejam parar de beber a se manterem sóbrios, fazendo uso de um programa espiritual e não religioso de 12 passos para a recuperação”, explicou Rubem T., membro do AA desde 1992.

Com 28 grupos no Amapá, concentrados mais em Macapá e Santana, e sem utilizar as salas para as reuniões, o caminho tem sido a internet, pois os gatilhos diários são constantes e os perigos, em épocas de incertezas e confinamento, aumentam ainda mais.

Com a pandemia, reuniões presenciais foram suspensas. Fotos: divulgação

Todos os dias há pelo menos uma reunião. Rubem T. afirma que antes da pandemia a procura de pessoas pela organização era de duas por dia e agora, apenas uma pessoa por dia tem procurado ajuda. A aposta da entidade é que com a divulgação de que o trabalho segue sendo realizado, com as mesmas condições de anonimato e o mesmo acolhimento, com a única diferença da distância física, a procura volte a crescer.

As reuniões estão sendo através do “Google Meet” e qualquer pessoa pode participar utilizando um smartphone, tablet ou computador.

Os horários e links das reuniões, você pode conferir abaixo:

Através do APP Google MEET

Terça, quinta e sábado, às 18h
Link: https://meet.google.com/nhp-zuat-ztu

Segunda, quarta e sexta, às 19h30
Link: https://meet.google.com/vgu-wepf-whf

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!