Prefeita de Oiapoque é alvo de operação da Polícia Federal

Viatura da PF na casa da prefeita Maria Orlanda. Desvio do material estaria causando desabastecimento na rede de saúde de Oiapoque
Compartilhamentos

Na manhã deste domingo (14), a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em Macapá e no município de Oiapoque, no norte do Estado. A “Operação Panaceia” investiga desvio de medicamentos e testes para o combate à covid-19.

Entre os locais estão a residência da prefeita Maria Orlanda (PSDB), no bairro da Fazendinha, atrás do terminal de ônibus da cidade, e a casa do filho dela, Igor Garcia, em Macapá. A sede da prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde também foram alvos de mandados.

A PF informou que foram apreendidos diversos testes para detecção da covid, máscaras e aventais de uso hospitalar. A investigação apontaria indícios de desvio de medicamentos, como azitromicina e ivermectina, além dos testes, o que estaria causando a falta desses itens na rede municipal de saúde.

Policiais estiveram na casa do filho da prefeita, em Macapá

…na sede da Secretaria de Saúde

…e na sede da prefeitura. Foto: PF/Divulgação

O inquérito da Polícia Federal também sugere que depois de desviados, os medicamentos e testes eram disponibilizados para pessoas “sem adoção de critérios médicos e necessidade comprovada”. Ambulâncias e equipes móveis de saúde também estariam sendo usadas sem a adoção de normas técnicas adequadas.

A prefeitura ainda não se pronunciou sobre o caso. 

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de responsabilidade, como apropriação de bens públicos e/ou desvio e uso indevido de bens ou serviços públicos. Se condenados, poderão cumprir pena de até 24 anos de reclusão.  

Foram encontrados testes rápido e medicamentos supostamente desviados na rede pública

Material encontrado na casa de um dos investigados

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!