Sueli Pini pede para sair de cena

Desembargadora em barco da justiça: atual vice-presidente do tribunal pediu aposentadoria
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

O pedido inusitado de aposentadoria da desembargadora Sueli Pini, atual vice-presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), pegou de surpresa o meio jurídico e vai abrir a terceira vaga para magistratura na alta corte do Estado.

Além dela, o desembargador Manoel Brito também já havia solicitado o benefício, e outra vaga continua aberta após a morte de Eduardo Contreiras, vítima de uma AVC em maio. No caso dele, o processo de escolha do substituto já começou, e será entre os juízes mais antigos seguindo o critério de merecimento.

O processo de Manoel Brito, que apresentou requerimento em dezembro do ano passado em função da idade (70 anos), também não foi concluído, e ainda não se sabe quando será.

Sueli Pini tem apenas 60 anos, jovem para o perfil de um magistrado que procura aposentadoria após chegar ao topo da carreira. Reconhecida com méritos pela postura diferenciada, ela surgiu numa safra de juízes que passou a sair dos gabinetes para conhecer as realidades antes de julgá-las.

Única mulher no colegiado. Fotos: Tjap

Durante uma década, conduziu e deu visibilidade ao projeto “Justiça Itinerante”, que atendia moradores dessa região da Amazônia normalmente isolados da proteção da justiça.

Para se tornar a primeira mulher a ocupar o desembargo no Amapá, em 2012, precisou brigar judicialmente para assumir a vaga que era sua, por direito. Presidiu a corte entre 2015 e 2017, e foi corregedora nas eleições de 2016.

Fim dos anos 1990, atendendo ribeirinhos. Foto: Acervo/Tjap

Mãe de muitos filhos, Sueli Pini antecipa adeus à magistratura

Prestes a completar três décadas de magistratura, a mãe de 10 filhos, sendo oito adotivos, decidiu antecipar a saída de cena.

Assim como outros magistrados, ela também responde a um procedimento disciplinar no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Só que, ao contrário dos colegas acusados de irregularidades processuais, Sueli Pini foi denunciada por ter dado uma opinião pública contra a paralisação da economia, episódio que gerou bastante polêmica logo nas primeiras semanas da pandemia da covid-19.

Procurada para comentar o pedido de aposentadoria, protocolado ontem (29), ela não quis falar sobre o assunto.  

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!