Taxa de infecção por covid no Amapá diminuiu, afirma SVS

Lacen registrou baixo número de amostras recebidas no fim de semana, segundo a Vigilância em Saúde
Compartilhamentos

A diminuição da taxa de infecção por covid-19 no Amapá é um dos motivos para a baixa quantidade de amostras de escarro que o Lacen vem recebendo, segundo a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).

 A taxa de infecção atualmente no Estado, o Rt, é 1,12. O dado indica o número médio de contágios causados por cada pessoa infectada, em um determinado ponto no tempo.

O laboratório chegou a receber 717 amostras somente em um dia, em 8 de maio. Em junho, esses números caíram bastante. No último domingo (28), foram 52 amostras recebidas. No último dia 12, foi registrada a maior baixa de material para análise, com apenas 3 amostras recebidas.

Houve também diminuição da procura de leitos clínicos e UTIs, que atualmente tem uma taxa de ocupação em torno de 45%.

Lacen chegou a receber mais de 700 amostras para análise em um dia. Foto: arquivo SN

Há ainda uma desaceleração nos casos confirmados e nos óbitos por coronavírus, de acordo com a SVS. No domingo (28), o acréscimo de novos casos foi de 84 e uma nova morte foi registrada no mesmo dia. 

O Superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia, considerou que as medidas de prevenção adotadas foram fundamentais para os números começarem a cair e que é necessário manter os cuidados. 

“A soma de esforços do Estado e das prefeituras têm dado resultados positivos, entretanto, precisamos continuar alertas no combate ao vírus, às medidas de distanciamento social, higienização, e os cuidados com a abertura gradual do comércio precisam ser mantidos”, afirmou.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!