Após longos 6 anos, Barão do Rio Branco ressurge

Escola localizada na Avenida FAB, Centro de Macapá, está 90% concluída.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Mesmo sem previsão para o retorno das aulas presenciais e, portanto, da data oficial de reinauguração, com mais de 90% das obras concluídas, a reforma do prédio da histórica Escola Estadual Barão do Branco está próxima de ficar pronta e ser devolvida à sociedade.

Fechada desde 2014, com problemas estruturais, a escola passou anos abandonada e sendo alvo de vandalismos e pichações, até o início da reforma, em dezembro de 2018. A escola foi a primeira de alvenaria a ser construída no Amapá, ainda na época do antigo Território Federal do Amapá (TFA), em 1946.

com mais de 90% das obras concluídas, a reforma do prédio da histórica Escola Estadual Barão do Branco está próxima de ficar pronta. Fotos: Marco Antônio P. Costa/SN

O telhado foi reformado, foram implantadas rampas de acesso e foi trocada a subestação de energia. Todas as salas de aula serão climatizadas e a iluminação modernizada, com lâmpadas de LED. A quadra poliesportiva já está pronta, tendo sido toda reformada.

“Pra mim é um momento histórico entregar uma escola como o Barão, uma escola que tem toda essa história apesar de ter passado por outras reformas através dos anos, é uma escola de 1946, a primeira de Macapá, que já serviu muito à sociedade, agora em pleno século XXI vai passar a servir muito mais, ela é muito importante para o seu entorno. O jeito que ela foi resgatada, revitalizada com toda modernidade, pensando em acessibilidade. Assim que voltar ao normal, vamos entregar a escola de volta à sociedade amapaense”, declarou o secretário de infraestrutura do Amapá, Alcir Matos.

O popular Barão, foi a primeira grande escola construída na época do político do janarysmo

O popular Barão, foi a primeira grande escola construída na época do político do janarysmo, período em que o Amapá foi governado por Janary Gentil Nunes. Foi construída na área da cidade escolhida para ser o centro administrativo e política da cidade de Macapá, e foi a primeira escola de boa parte dos pioneiros do Amapá.

Com o passar dos anos e a construção de outras grandes escolas, como o Colégio Amapaense, a antiga Escola Industrial (posterior GM e atual Escola Estadual Antônio Pontes), o Tiradentes e a Escola Estadual Dr. Alexandre Vaz Tavares, o Barão foi servindo especialmente para as populações do entorno da escola.

Escola fica localizada na Avenida FAB, Centro de Macapá

Atualmente, ela atende cerca de 600 alunos, em um prédio alugado na avenida Iracema Carvão Nunes, no centro de Macapá. A expectativa, é que a oferta de vagas possa ser maior com a entrega da obra e que a retomada das atividades da escola, quando ocorrer, já seja no prédio estruturado.

Museu da imagem e do som

Uma novidade no complexo arquitetônico do Barão, será a recuperação do que foi o antigo “Cine Territorial”, cinema que atendia a população amapaense na era das matinês e filmes de bang-bang americano.

Com o passar dos anos, o Barão foi servindo especialmente para as populações do entorno da escola

A recuperação será feita em forma de um museu da imagem e do som e sua inauguração está prevista para uma segunda fase. A ideia é que o espaço possa ser utilizado pela comunidade escolar e também para toda a comunidade.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!