Chegada da estiagem acende alerta contra incêndios florestais no Amapá

Corpo de Bombeiros montou planejamento de ações para combater focos de incêndios que inclui contratação de brigadistas e compra de equipamentos para conter as chamas.
Compartilhamentos

Com a redução de chuvas e o aumento do calor previsto para o mês de agosto o Corpo de Bombeiros Militar já se prepara para voltar a encarar queimadas nas florestas do Amapá. É no período da estiagem que os focos de incêndios aparecem em todos os municípios quase ao mesmo tempo.

Os primeiros boletins de focos de incêndio já começaram a ser emitidos na semana passada, apontando 15 ocorrências em alguns pontos do estado, porém, como choveu nestes locais, as chamas se extinguiram.

Ações serão em parceria com Exército. Esse ano já houve 15 registros de focos de incêndio em floresta. Fotos: Philippe Gomes

Para reforçar ações, serão adquiridos equipamentos de combate direto e de proteção individual (EPI), além de veículos que ajudarão na mobilidade das tropas que estarão nos locais combatendo os focos.

Também este ano o Corpo de Bombeiros deve contratar brigadistas para atuarem no combate aos focos, a exemplo de que fazem Ibama e ICMBio para as reservas federais. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) deve gerir esse processo.

Com base nos dados dos locais de incidência nos focos de incêndio do ano passado, os brigadistas contratados deverão atuar nos municípios de Tartarugalzinho, Pracuúba, Amapá e Calçoene, Laranjal do Jair, Vitoria do Jari, Oiapoque, além da região metropolitana.

Enquanto não se conclui a contratação, o Corpo de Bombeiros seguirá atuando.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!