Os cemitérios da capital do Amapá serão reabertos para visitação no próximo domingo (9), Dia dos Pais. Contudo, a administração dos logradouros vai fiscalizar para garantir que as homenagens tradicionalmente feitas nos túmulos de patriarcas e as visitações em geral obedeçam aos protocolos de segurança contra o coronavírus.
Entre eles, o respeito aos distanciamento seguro de 1,5 m entre os visitantes, a fim de evitar aglomerações, e o uso permanente de máscaras de proteção facial. Na entrada dos cemitérios haverá pia e sabão para lavagem das mãos, aferição de temperatura.
Também será disponibilizado um dispensador de álcool em gel, para que a higienização ocorra de forma segura e acidentes sejam evitados, por se tratar de uma substância inflamável.
Os três cemitérios – São Francisco, São José e Nossa Senhora da Conceição – estarão abertos ao público de 8h às 18h.
A Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana fará o controle do número de pessoas para evitar aglomerações. No cemitério São José, no bairro Buritizal, o acesso à área interna será pela Avenida Henrique Galúcio e saída pela Maria Quitéria.
No Cemitério São Francisco de Assis, zona norte de Macapá, onde foram destinadas três áreas para o sepultamento das vítimas da covid-19, a prefeitura também autorizou a abertura, mas com visitação monitorada. Não será permitido acender velas nas sepulturas. É que não há Cruzeiro no local e a prefeitura deu início à construção de um memorial às vítimas.
De acordo com a Zeladoria, os cemitérios já estão sendo limpos. São executados serviços de capina, varrição, roça, coleta e pintura de meio-fio.
Foto de capa: Arquivo/SN