Vacinação contra aftosa é adiada

A vacinação é obrigatória. A imunização será feita com vacina bivalente de dose de 2 ml.
Compartilhamentos

Foi transferida para outubro a campanha de vacinação contra a febre aftosa no Amapá, que iniciaria em setembro.

Segundo a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro), a Associação dos Criadores do Amapá alegou dificuldades para vacinar parte do rebanho bubalino que se encontra em áreas alagadas do estado no período de setembro.

De acordo com a Diagro, a imunização será feita com vacina bivalente de dose de 2 ml. Todos os bovinos e bubalinos precisam ser vacinados.

Atualmente, o Amapá possui o status sanitário de livre de febre aftosa com vacinação, e segue em busca de livre de febre aftosa sem vacinação.

Além de vacinar seu rebanho, o produtor precisa, obrigatoriamente, declarar esta vacinação, que este ano, deverá ser agendada junto ao órgão.

Caso isso não ocorra, ele ficará impedido de transitar e comercializar animais, terá o nome incluído na lista de inadimplentes da Diagro, e poderá ser multado em até R$ 40,50, por animal para quem deixar de vacinar o rebanho, e R$ 67,50, por animal, para quem deixar de declarar a vacinação até o prazo.

O Amapá possui, atualmente, o segundo maior rebanho bubalino do país, com 284.449 cabeças, e 48.991 cabeças de bovinos, distribuídos em 1.944 propriedades ativas no estado. A campanha deve encerrar em 30 de novembro.

Foto: Ascom/GEA

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!