Amapá anuncia 7 mil cirurgias de catarata

Em média, serão realizados 50 procedimentos por dia. Pacientes que precisarem de cirurgia devem se cadastrar no setor de oftalmologia do Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL), em Macapá.
Compartilhamentos

A partir da próxima segunda-feira (7), a rede estadual de saúde inicia as atividades do Programa Mais Visão, que vai possibilitar mais de 7 mil cirurgias nos olhos, sendo 5 mil de catarata e 2 mil de pterígio.

Os recursos para custear as cirurgias são de uma emenda parlamentar do presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, no valor de R$ 6,4 milhões.

As cirurgias serão realizadas pelo Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate, conhecido popularmente como Capuchinhos, contratado através de um Termo de Fomento.

Em média, serão realizados 50 procedimentos por dia, todo o espaço dos Capuchinhos foi adequado para que os procedimentos fossem realizados com total segurança para os pacientes e profissionais. Procedimentos e cirurgias oftalmológicas de emergência continuarão a ser realizados na rede estadual.

Inicialmente será dada prioridade aos pacientes oftalmológicos cadastrados no Tratamento Fora de Domicílio (TFD), que já estão sendo contatados para o agendamento das cirurgias. A estimativa é que o atendimento dos pacientes traga uma economia de até 40% em relação aos custos do programa.

O cadastro de novos pacientes pode ser feito no setor de oftalmologia, localizado no complexo do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), às segundas, quartas e sextas, de 14h às 16h. O paciente precisa ter em mãos o laudo indicativo cirúrgico dado por médico oftalmologista, documento de identificação e cartão do SUS.

Foto: Ascom/GEA

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!