Por RODRIGO ÍNDIO
Com diversas postagens na web onde internautas relatam dúvidas na eficácia na testagem da covid-19 em UBS´s de Macapá, em comparação com exames feitos em laboratórios particulares, o biomédico do Laboratório Covid da capital, Felipe Santos, explicou o que vem ocorrendo.
O esclarecimento ocorreu durante a divulgação dos dados equivalentes a três primeiras semanas de funcionamento dos equipamentos destinados a testagem de assintomáticos.
Já foram 8.265 pessoas atendidas no Laboratório Covid, e na unidade móvel central, em cerca de três semanas de funcionamento.
Deste total, 5.634 testes foram negativos, 1.114 foram positivos e 1.517 testes aguardam processamento.
O público positivo representa 13% dos testados. Dentro desse número existem casos de vírus residual e infecção aguda identificada pela contraprova da sorologia ofertada para estes casos.
De acordo com a prefeitura de Macapá, os resultados estão saindo com mais rapidez devido à diminuição de procura por atendimento.
O serviço de testagem para assintomáticos é ofertado de segunda a sábado, das 7h às 22h, no prédio da FAB em frente ao Bar do Abreu, e na van de segunda a sexta ao lado do Teatro das Bacabeiras.
Para realizar o teste basta apresentar um documento de identificação com foto.