Depois de Santana, Estado prepara volta às aulas presenciais

Secretaria de Educação do Estado iniciou uma série de inspeções em escolas de Macapá com a presença de técnicos de vigilância epidemiológica e sanitária, visando o retorno.
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

A Prefeitura de Santana, segundo município mais populoso do Amapá, a 17 km de Macapá, liberou o retorno das aulas presenciais em escolas municipais e particulares de ensino. Em todo o estado, as atividades estavam suspensas desde março, por causa da pandemia do novo coronavírus.

Segundo o decreto de n° 1.280 assinado na sexta-feira (25) pelo prefeito Ofirney Sadala e publicado no Diário Oficial do Município no sábado (26), as instituições deverão seguir as regras sanitárias e de segurança – descritas no documento.

Apesar disso, boates e parque de diversões continuam proibidos de funcionar na cidade santanense.

Rede estadual

Agora a rede estadual de ensino também prepara o seu retorno às aulas presenciais. Na sexta-feira, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) iniciaram visitas a estabelecimentos de ensino visando a adequação das escolas para o retorno seguro dos estudantes às aulas presencias.

Técnicos da Seed, SVS e Comitê de Enfrentamento a Covid inspecionam escola. Fotos: Ascom/GEA

As inspeções são feitas em conjunto com membros do Comitê de Enfrentamento à Covid no Amapá e da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).

As escolas primeiramente inspecionadas foram Benigna Moreira e Colégio Amapaense, em Macapá. O objetivo é identificar as necessidades das unidades escolares de pequeno e grande porte, para adotar as medidas de segurança sanitária.

Segundo a Seed, a partir dessas visitas técnicas será elaborado um Protocolo de Biossegurança de Retorno das Aulas nas Escolas Estaduais, que já prevê sanitização e desinfecção nos prédios de aula, distribuição de dispensers de álcool em gel, lavabos para a higienização das mãos, e equipamentos de proteção individual para os estudantes e profissionais da Educação.

A Seed também promete viabilizar em cada escola uma sala de acolhimento, para eventuais casos de estudantes febris, identificados na entrada da unidade com a verificação da temperatura corporal.

Os gestores serão orientados pela Secretaria de Educação quanto a reorganização dos espaços escolares, adoção de medidas sanitárias e de distanciamento social, bem como a adaptação de estratégias pedagógicas, com a finalidade de evitar a propagação e o contágio da covid-19 no ambiente escolar.

Apesar de tudo isto, ainda não há uma data prevista.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!