Há 22 anos, Centro de Cultura Negra era inaugurado

Sede da União dos Negros do Amapá fica localizada no histórico Bairro do Laguinho, na região central de Macapá. Entidades lutam para recuperar o lugar
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Em 5 de setembro de 1998, o governo do Estado inaugurava o Centro de Cultura Negra do Amapá, que imediatamente seria repassado para a gestão da União dos Negros do Amapá (UNA). Vinte e dois anos depois, entidades têm se unido para resgatar o lugar, num trabalho que precisou começar pelo mais básico: a limpeza. No entanto, o centro ainda está longe de ser o era.

A PMM está dando apoio às ações de…

… lavagem dos blocos. Fotos: Marco Antônio P. Costa/SN

O trabalho apenas iniciou. Os que estão arregaçando as mangas e colocando as mãos na massa precisam de ajuda. O matagal já foi vencido, e o prédio já recebeu a limpeza interna. 

As últimas semanas foram de roçagem e lavagem dos blocos. Agora os organizadores querem fazer uma nova pintura e colocar grades de proteção. A cobertura dos prédios também é um problema, mas um passo de cada vez.

As últimas semanas foram de lavagem dos blocos…

… e de serviços de roçagem

Notadamente as comunidades do Abacate da Pedreira, Mazagão Velho, Igarapé do Lago e a comunidade de matriz africana do Pai Salvino, junto com alguns sócios fundadores, têm levado os mutirões à frente e buscado contagiar o conjunto das comunidades pela recuperação do espaço.

Para as lavagens e retirada do lixo, a Prefeitura Municipal de Macapá (PMM) tem prestado apoio aos voluntários. Agora é o momento de um grande mutirão.

Agora os organizadores querem fazer uma nova pintura e…

… colocar novas e trocar as antigas grades de proteção para evitar mais atos de vandalismo

“Precisamos arrecadar tinta, pois estamos lavando todos os prédios e fizemos o levantamento e precisamos das tintas e também de materiais de grades, pra gente poder consertar os portões e fechar o centro, para que não seja alvo de vandalismo”, declarou Núbia Quilombola.

A ideia das pessoas e comunidades que estão à frente dos mutirões é que não adianta apenas cobrar do poder público ou ficar apontando culpados, o que mais importa é tentar fazer algo de imediato e tentar envolver o conjunto da sociedade.

Pensando desse jeito, eles conclamam e pedem ajuda de todos, cidadãos, empresários, comunidades e poder público, para que colaborem com a revitalização do espaço.

O antigo matagal…

… e o total abandono…

… já não fazem parte do dia-a-dia da sede

“Começamos com a roçagem Tem um grupo que está reestruturando espaço afro, cobrindo. E agora estamos nas lavagens. Assim que entrarem as doações de tintas, já vamos iniciar a pintura. É por isso que estamos pedindo a ajuda das pessoas, que queiram acreditar, e também de empresários”, solicitou Núbia.

A lista de pedidos iniciais é: 11 latões para piso cor cinza; 6 latões branco neve semibrilho; 6 latões vermelho semibrilho; 6 latões de marfim; 6 latões verde bandeira semibrilho; 3 latões de amarelo semibrilho; lixas e rolos; telhas brasilit.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!