Rei do Solo 2020: competição reunirá gerações do skate em Macapá

Competição ocorrerá neste domingo (6), na Praça Floriano Peixoto, na região central da capital do Amapá.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Os amantes do “carrinho”, da “prancha do asfalto” ou simplesmente do skate irão se reencontrar depois de um longo período sem competições por causa da pandemia de covid-19.

Neste próximo domingo (6), a Associação dos Skatistas do Amapá (Askap) realizará o “Rei do Solo 2020”, a partir de 8h30, na Praça Floriano Peixoto, centro de Macapá.

Evento será com duelos de manobras de chão. Fotos: Arquivo Pessoal/Kookimoto

A competição terá o formato aberto, ou seja, não haverá divisões por idade e nem categoria, pois a ideia é reunir todos os amantes do esporte e promover a modalidade, que busca cada vez mais espaço, visibilidade e desenvolvimento no Estado.

Serão realizados duelos de pista, sem obstáculo, onde um competidor desafia o outro até a eliminação de um dos dois, após cinco erros. A cada erro o competidor perde, ou na verdade ganha, uma letra da palavra “skate”. Aquele que completar a palavra primeiro, perde o duelo. E assim o desafio segue até os primeiros lugares.

A competição terá o formato aberto, ou seja, não haverá divisões por idade e nem categoria

Pelo menos duas premiações estão previstas. O primeiro lugar ganhará um skate completo e o segundo colocado ganhará um shape, a prancha do skate, e mais outros acessórios. Os organizadores ainda correm atrás de mais premiações para incentivar a participação do máximo de pessoas.

Será cobrada uma taxa de inscrição, que deve ser paga na hora da competição, no valor de R$ 5.

Kooki, como é conhecido na modalidade, pratica desde os 10 anos de idade, é considerado um veterano

“O evento será diferenciado, vai ser um duelo de manobras de chão, de obstáculos. Devido à pandemia, muita gente parada, andando em casa ou pista particular, é hora de se reencontrar”, declarou um dos organizadores, Jamary Neto, o Kookimoto Mira.

Kooki, como é conhecido na modalidade, praticante do esporte desde os 10 anos de idade, hoje é considerado um veterano. Ele vê com bons olhos a evolução do esporte no Amapá. Atualmente, com a construção de novas pistas públicas, espera que o cenário fique mais movimentado.

Serão realizados duelos de pista, sem obstáculo

“Com a construção de pistas [uma dentro do Glicério Marques, outra no Aturiá], a gente espera o fomento no esporte, que tendo a estrutura vão vir mais adeptos, mais eventos, e o mercado do esporte vai aquecer como um todo”, opinou Kooki.

Confraternização

Além da competição e das manobras, a ideia também é confraternizar. Para isso, os organizadores pedem que todo mundo leve seu próprio álcool em gel e máscaras, e que a todo tempo o distanciamento social seja respeitado.

Após o encerramento, por volta do meio-dia, os participantes irão reunir-se em uma sede próxima, onde terão uma feijoada à disposição.

Kookimoto promete uma feijoada após a competição e, confraternização

“Galera, vamos participar do Rei do Solo 2020. Vamos prestigiar os amigos skatistas, traga sua família, seus filhos, sempre de máscara, respeitando o distanciamento social. Venha somar conosco”, convidou Jamary Neto.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!