“Vou poder enxergar bem novamente”, diz idoso operado após 3 anos de espera

Com catarata, José Pereira foi um dos primeiros a ser operado na estrutura montada pelo governo, no Centro Capuchinhos, região central de Macapá, com recursos de emenda de Davi Alcolumbre.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

A vista embaçada pela catarata já começou a ser coisa do passado para alguns amapaenses. Cerca de 100 cidadãos já foram operados nestes primeiros dias de funcionamento do projeto “Mais Visão”, do Governo do Estado do Amapá em parceria com o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate.

Foi montada uma estrutura arejada, ampla para…

… garantir o espaçamento social devido. Fotos: Marco Antônio P. Costa/SN

Primeiramente, os pacientes passam por uma triagem para saber se estão ou não com covid-19. Caso haja sintomas, o teste é realizado no local onde o projeto funciona, no Centro dos Capuchinhos, na avenida FAB, Bairro Santa Rita, região central de Macapá.

Seu José Marcel Pereira (foto de capa), de 68 anos de idade, contou que a cirurgia foi rápida, durou cerca de 15 minutos. Ele lembra que tentava se operar desde 2017, sem sucesso. Ele vai voltar, pois tem catarata nos dois olhos. O procedimento é de um intervalo de pelo menos 15 dias entre as duas operações.

Procedimentos são realizados na estrutura do Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate

“Não está doendo nada. Amanhã eu volto aqui para o pré-operatório de outro olho e pós operatório desse. Já estou levando um kit, com óculos para proteção e os colírios necessários. Eu estou muito contente, vou poder enxergar bem novamente”, declarou seu José Pereira.

Acompanhado pela esposa, ele atendeu um dos pré-requisitos: os pacientes devem levar um acompanhante para segurança no retorno após a cirurgia.

Fruto de uma emenda do senador Davi Alcolumbre (DEM), no valor de R$6,4 milhões, a ideia do projeto é realizar cerca de 7 mil cirurgias, de catarata e também de pterígio.

A segunda triagem é realizada com as consultas para analisar a situação clínica de cada paciente e determinar a intervenção a ser feita.

Estrutura

Com o recurso, foi montada uma estrutura arejada, ampla, para garantir o espaçamento social devido. Além disso, uma carreta equipada está sendo usada para os exames pré-operatórios.

Foram realizadas 45 cirurgias no primeiro dia. Esse número vai aumentando até chegar 100 cirurgias por dia

“Sexta-feira foi o primeiro dia de triagem, nesta segunda-feira [7], foram realizadas 45 cirurgias, hoje já houve muitas e iremos ter um relatório no final dia. Vamos aumentando até chegar em uma média de 100 cirurgias por dia. São vários oftalmologistas e uma equipe grande envolvida”, contou Maria Ivanete, coordenadora administrativa do projeto Frei Daniel.

Dois casos positivados de covid-19 foram detectados. Em ocasiões como essas, as pessoas são orientadas a seguirem o protocolo de isolamento e o projeto reagenda a consulta e os demais procedimentos do paciente.

Pessoas que estão inscritas no programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) tem prioridade. É necessário que o paciente esteja cadastrado na Central de Regulação da Secretário Estadual de Saúde (Sesa).

Dona Joana Paixão: “não doeu nada e estou feliz, graças a Deus”

Outra paciente que saiu contente, a doméstica Joana Paixão de Souza, de 68 anos, também se operou de catarata e procurava tratamento desde 2018.

“Estou enxergando um pouco agora, não doeu nada e estou feliz, graças a Deus”, agradeceu a Joana Paixão.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!