Ciclista cai em buraco na orla de Macapá e quebra pernas e dentes

O acidente ocorreu nas imediações do Bairro Santa Inês, zona sul da capital do Amapá.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

No início da sexta-feira (23) uma ciclista acidentou-se na orla de Macapá ao cair em um grande buraco existente na calçada. A mulher feriu-se, quebrando alguns dentes e as pernas e agora terá que passar por, no mínimo, duas cirurgias. O acidente ocorreu nas imediações do Bairro Santa Inês, zona sul de Macapá.

Ela está internada no Hospital de Emergências da capital. Um dos amigos que estava no momento do acidente contou que o grupo de ciclistas pedala no local como hobby.

Buraco está aberto há vários dias…

… e trata-se de uma construção de esgoto. Fotos: Marco Antônio P. Costa/SN e Arquivo Pessoal

Era por volta de 0h30 quando foram se aproximando do Centro de Covid-19 do Santa Inês. Ali naquele trecho, quase em frente, há um buraco no calçadão da orla, onde quem está pedalando, andando ou correndo, tem que espremer-se e passar por um cantinho bem apertado e perigoso, ou tomar a rua.

Ocorre que a escolha da rua também é perigosa, porque há carros vindo nas duas direções.

“Consegui passar tranquilo, só que na vez dela a beirada da calçada cedeu, era uma parte de concreto ocado, aí cedeu. No que cedeu, ela meio que escorregou e caiu no buraco, infelizmente, e não tinha como a gente vir pela rua, porque o trânsito tava muito alto e era bem provável da gente ter se acidentado, porque não tem ciclovia”, relatou Leyzon Santos, de 25 anos.

Momento do atendimento dos bombeiros à vítima. Foto: Arquivo Pessoal

Por sorte, havia uma viatura do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBMAP) que fez o salvamento rapidamente e a conduziu até o HE.

Falta de ciclovias

Ciclista há quatro anos, Leyzon é estudante de engenharia civil. Ele conta que acompanha o desenvolvimento da cidade e reclama que 90% das ruas não tem ciclovias.

No dia do ocorrido, não havia nenhuma sinalização dizendo que havia um buraco à frente e conta que ele próprio, apesar da experiência que já tem de pedal, já acidentou-se em outros locais por causa da má qualidade e das condições de trafegabilidade para ciclistas nas ruas de Macapá.

Quem passa pelo local tem que se arriscar em contornar o buraco e disputar espaço com carros

“Foi horrível, sério. Foi uma cena muito traumatizante. Eu até o momento ainda tô impactado, porque foi muito feio. Um buraco enorme, e ele já está ali há muito tempo. Já pavimentaram a rua, já tudo bonitinho, mas o buraco continua lá. Como ficamos indignados, resolvemos mandar na mídia. Pode ser qualquer um a vítima ali. Um pedestre, outro ciclista, pode ser qualquer pessoa”, finalizou Leyzon.

PMM

Por meio de nota assinada pela Secretaria de Comunicação do Município, a Prefeitura Municipal de Macapá lamentou o ocorrido e informou que a vítima é uma publicitária que está lotada da Fundação Municipal de Cultura.

Após acidente, foram colocados cavaletes ao redor do buraco

Desde que soube do ocorrido, a PMM notificou a empresa responsável pelas obras no local para que prestasse todo o apoio médico necessário para a vítima e o secretário de obras está cuidando do caso, em tratativas com a empresa, pessoalmente.

Sobre o acidente, a PMM informa que já havia notificado a empresa para fazer a sinalização do trecho e que o buraco é oriundo de uma travessia de drenagem, que faz parte da requalificação da orla, que já está sinalizada e que deverá ser concluída nesta próxima segunda-feira (26).

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!