Senador quer sistema de barramento entre usinas

Essa medida, na avaliação do parlamentar, evitaria que a população do Amapá ficasse por dezenas de horas no escuro em caso de um novo apagão.
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

O senador Lucas Barreto (PSD) defendeu ontem (7) que seja feita uma conexão entre as usinas Cachoeira Caldeirão e Coaracy Nunes, ambas em Ferreira Gomes, cidade a 135 km de Macapá. Essa manobra, na avaliação do parlamentar, seria uma alternativa para evitar que a população ficasse por dezenas de horas no escuro em caso de um novo apagão.

Essa interligação, de acordo com a proposta, seria feita através de um barramento, estrutura metálica que suporta e distribui grandes tensões e correntes elétricas entre sistemas de energia. 

Contudo, o Ministério das Minas e Energia ainda não se manifestou sobre o pedido, já que a Cachoeira Caldeirão é um empreendimento privado.

Lucas estava na comitiva comandada pelo ministro Bento Albuquerque e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), que inspecionou as obras de retomada gradual da energia elétrica após o incêndio da última terça-feira (3), na subestação de rebaixamento do Linhão de Tucuruí, na zona norte de Macapá.

Dos 3 transformadores no complexo da Isolux, um foi destruído pelo fogo, o segundo estava fora de operação, e o terceiro é o que estava em manutenção desde dezembro de 2019, com vazamento de óleo, e ontem foi religado após filtragem de óleo com auxílio de uma máquina que veio de fora do Estado, trazida pelo MME.

Um dos transformados incendiados. Foto: Rodrigo Índio/N

“O que nós estamos trabalhando hoje é para que isso (o blecaute) nunca mais ocorra. É preciso fazer um barramento numa das hidrelétricas para reduzir a tensão de 239 para 169 (megas), atendendo o linhão do Paredão (Coaracy Nunes). Assim, a subestação da CEA pode dar suporte porque o Paredão só gera 54 megaswhatts e está com uma turbina em manutenção. Vamos lutar por um transformador que ficará de reserva, o que vai evitar outro sinistro desse”, comentou Lucas.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!