Com mais veículos novos, PM vai reforçar combate às facções

Equipamentos e veículos foram entregues na sede do Detran, na zona norte de Macapá.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

O Governo do Amapá entregou, na tarde desta sexta-feira (24), 12 veículos novos e equipamentos, que irão ajudar nas ações de núcleos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e para a Polícia Militar, como a Operação Lei Seca, e de batalhões de trânsito da Polícia Militar.

O Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) recebeu duas viaturas, o Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) recebeu mais duas, a unidade responsável pela Lei Seca recebeu um veículo, assim como o 4º Batalhão, de Santana. Outros seis veículos foram entregues ao próprio Detran, na cerimônia que foi realizada no pátio do órgão, na zona norte de Macapá.

O Governador do Amapá fez referência à luta contra o crime organizado, mais notadamente ao momento de combate às facções pelas forças estatais.

“Há aqueles que, fora das regras, das relações sociais, constitucionais, acham que têm o direito, ou mesmo sem acharem, acabam buscando desrespeitar ou prejudicar o trabalho dos cidadãos e das pessoas. Isso nunca pode ser maior do que o Estado”, declarou o governador Waldez Góes (PDT).

Foram 12 viaturas…

.. e equipamentos entregues. Fotos: Marco Antônio P. Costa/SN

Waldez: facções não são maiores que o Estado

BPRE..

… Operação Lei Seca…

.. e BPTran ganharam viaturas novas

O Portal SelesNafes.com entrevistou o comandante da Polícia Militar do Amapá, coronel Paulo Matias, que falou como o serviço de fiscalização no trânsito também é combate ao crime organizado e pontuou sobre temas como os treinamento de policiais e sua opinião sobre a recente prisão temporária dos PMs envolvidos em ação em Santana. Acompanhe.

De que forma esses novos veículos e equipamentos podem ajudar nessa batalha contra as facções criminosas?

As viaturas para o trânsito, tanto do BPRE como BPTran, além de fazer o trabalho de fiscalização, também são policiais militares que no percurso onde estão patrulhando, estão fazendo o policiamento ostensivo e preventivo. Em uma situação de abordagem, ela pode evoluir para a prisão de um indivíduo foragido, de arma de fogo, drogas, recuperação de veículos roubados, infinitas situações que podem ocorrer. Então, certamente viatura robusta, 4×4, do tipo S-10, ela é mais robusta e aparece bem melhor nas ruas e avenidas de Macapá.

Paulo Matias: Polícia Militar não para, está sempre operando

Qual a orientação para tropa nesses dias?

Nós estamos com uma operação agora no Congós, que neste exato momento tá fazendo 22 horas de operação. Nós tivemos o tempo para iniciar essa operação, mas não temos tempo para encerrar. Ela pode ser todo final de semana, se prolongar para a semana que vem, até que o Congós, a gente entenda, que voltou à paz social.

Batalhões ganharam mais condições para o patrulhamento

A PM tem investido em qualificação?

A PM tem um tripé: treinar, dar treinamento e operar. Ainda hoje eu fiz a abertura do CIRO, que é o Curso de Intervenção Rápida Ostensiva do BOPE, é o curso que forma os pilotos de motocicletas do BOPE, isso aí agrega efetivo de todas as unidades. Isso é só uma demonstração do nosso investimento. Semanas atrás nós encerramos o curso do Tor, que é um curso operacional da área do trânsito que é aplicado pelo BPRE. A Polícia Militar não para, está sempre operando, sempre treinando e sempre dando treinamento aos seus policiais.

Como o Sr. avaliou a operação em Santana que culminou com três mortes?

A operação eu não tenho como dizer, quem está certo ou quem está errado. O que eu posso dizer é que a Polícia Militar do Estado do Amapá (PMAP) é uma das polícias de melhor credibilidade mediante a sociedade e credibilidade com as coirmãs, ou seja, as outras polícias, tanto é que no curso que estamos iniciando hoje, estamos recebendo policiais militares do Estado de Rondônia, Roraima, Acre e Belém do Pará. Isso demonstra que temos credibilidade em relação à instrução. Os profissionais são bem formados, não tenho dúvida.

Pode ter havido um erro de conduta? Pode, são seres humanos e que podem ter errado, falhado. Pode ter tido um acerto operacional? Também pode. Por que? Só através de imagens ou do que saiu nas redes sociais nós não podemos julgar e condenar os nossos policiais. Para que não haja nem uma sombra de dúvida, a Polícia Civil abriu, de imediato, o seu inquérito policial e a Polícia Militar, em paralelo a isso, também abriu inquérito. Veja que esses policiais estão respondendo a dois inquéritos. Qualquer civil que se envolver em uma ocorrência, vai responder a apenas um inquérito. Para ver a seriedade que a gente trata situações dessa natureza.

Matias: Polícia Militar do Estado do Amapá (PMAP) é uma das polícias de melhor credibilidade mediante a sociedade

E quanto às prisões temporárias?

Eu não tenho como dizer se foram corretas ou erradas. O que eu posso dizer é que a gente tem que ter cautela, porque está aberto os dois inquéritos e para serem concluídos nós temos que ter as provas periciais pra comprovar aquilo que se vê por imagens, aquilo que está se vendo, então, enquanto não tiver as provas periciais e os inquéritos concluídos, nós não temos como condenar ou prejudicar um policial. Houve um pedido de prisão preventiva, os militares estão no quartel aguardando qualquer pronunciamento da justiça.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!