Com feira e dança, Amapá comemora Dia Estadual do Marabaixo

Data que é celebrada na quinta-feira (16), com apoio do Governo do Estado.
Compartilhamentos

Na aproxima quinta-feira (16), o Amapá comemorará o Dia Estadual do Marabaixo com uma programação que terá feira de artesanatos, seminários, eventos em escolas e um grande encontro de grupos tradicionais da manifestação cultural.

Alunos de escolas públicas farão apresentações de ladrões de marabaixo, como ponto alto do projeto, evento que acontecerá na Escola Daniel de Carvalho, na comunidade de Santo Antônio da Pedreira, na região rural de Macapá.

A programação na escola é organizado pelo movimento Nação Marabaixeira, com apoio do Governo do Estado, por meio Fundação Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Feppir – Fundação Marabaixo) e da Secretaria de Estado de Educação (Seed).

Está marcado para as 8h o seminário “A historicidade do Marabaixo no contexto escolar”. O evento é organizado pelos grupos culturais com apoio da Fundação Marabaixo e acontece no auditório do Sebrae Amapá.

Já pela parte da tarde, a programação acontece na frente da Casa do Artesão, no Complexo Beira-Rio, em Macapá, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). A partir das 16h, uma feira de artesanato vai comercializar souvenires como o tema marabaixo.

Às 17h, as apresentações ficam por conta dos cinco grupos que integram o Ciclo do Marabaixo: Berço do Marabaixo (Tia Gertrudes), Raízes da Favela (Dica Congó), Marabaixo do Pavão, Raimundo Ladislau e União Folclórica da Campina Grande (UFCG). Ainda haverá apresentações de grupos convidados e também de grupos das comunidades rurais.

Confira a Programação completa

6h – Alvorada festiva nos barracões dos festeiros do Ciclo do Marabaixo;

8h – Ponto alto do projeto “Cantando Marabaixo nas Escolas” 2022, escola estadual Daniel de Carvalho, comunidade de Santo Antônio da Pedreira;

8h – Seminário “A historicidade do Marabaixo no contexto escolar”, no auditório do Sebrae Amapá, com coffee break às 10h;

A partir das 16h – Em frente à Casa do Artesão: Feira de Artesanato e venda de souvenires;

17h – Apresentação de grupos de capoeira;

18h – Apresentações dos grupos do Ciclo do Marabaixo, grupos convidados e grupos das comunidades rurais.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!