OS administrará novo HE de Macapá, confirma Waldez

Anúncio foi feito durante visita à área que está sendo preparada para obra que durará dois anos
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

A maior parte da nova estrutura do Hospital de Emergência de Macapá será administrada pela iniciativa privada, mas continuará sendo pública. A informação foi repassada pelo governador do Amapá Waldez Góes (PDT), nesta sexta-feira (1°), durante visita às obras.

Segundo ele, a decisão faz parte de uma remodelação de gestão em saúde. A medida vale tanto para o anexo do Pronto Socorro – que será entregue no próximo mês, quanto para o novo HE – que terá ordem de serviço no 2° semestre deste ano.

“Nós já temos experiência com a UPA da Zona Sul, que é um serviço de excelência, agora iniciamos a maternidade da Zona Norte também com essa concepção e já está em processo de contratação o funcionamento dessa segunda unidade, que é o anexo do HE, e o Hospital regional do Porto Grande”, comentou Góes.

A ideia é ter até o fim do ano quatro unidades de saúde funcionando com a gestão privada. Os editais referentes ao HE e ao Hospital de Porto Grande já foram lançados e estão em processo de seleção. O intuito é ter referência de trabalho para que a população possa avaliar o serviço.

“É necessário que a gente tenha experiências novas, às vezes a gente fica estagnado no tempo, com medo de mudança, inseguro com novos desafios, então o que eu estou proporcionando é esta oportunidade pra que nós, públicos e privados, possamos avaliar experiências novas de políticas públicas”, acrescentou.

Davi e Waldez durante visita a área onde será construído o novo HE. Fotos: Rodrigo Índio/SN

Laboratório e outras áreas do hospital serão privatizadas

Área de antiga vila militar doada pelo Exército já foi limpa

Anexo deve desafogar atendimento até agosto

Acompanhado do senador Davi Alcolumbre (UB), Waldez fez visita técnica na área onde será construído o novo Hospital de Emergência, no Centro de Macapá. O terreno, que abrigava uma vila militar, foi doado pelo Exército durante diálogo conduzido pelo senador.

Para o GEA, o projeto é considerado a maior obra de saúde do estado. Os recursos, de R$ 120 milhões de emendas parlamentares, foram articulados pelo senador Davi. Com a ampliação de 100% no número de leitos, serão 380 leitos na estrutura total.

“Há pelo menos duas décadas o estado do Amapá solicita do Exército Brasileiro essa área de 11 mil m² e nobre. Foi uma luta muito grande. Agora faremos essa ampliação tão sonhada pelos amapaenses que necessitam de uma saúde pública de qualidade”, destacou Davi.

A previsão é de que novo hospital esteja funcionando até 2024, com previsão de dois anos de obras.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!