Polícia prende grupo ligado à facção, responsável por matança de rivais

Com o grupo foram apreendidas munições, drogas, coletes, arma, celulares, máscaras e até farda da PM.
Compartilhamentos

Por OLHO DE BOTO

A Polícia Civil desmontou uma base do crime organizado e prendeu 4 pessoas investigados pela 1ª DP de Santana por vários crimes, entre eles, 4 execuções e 5 homicídios tentados.

As prisões ocorreram nesta segunda-feira (11), no Bairro Jardim de Deus I, em Santana, a 17 km de Macapá, após levantamento da Coordenadoria de Inteligência e Operações (CIOP) da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e do Grupo Tático Aéreo (GTA).

Inicialmente 5 homens foram detidos, mas dois deles foram liberados após serem ouvidos, ficando apenas 3 homens e a mulher presa. Os suspeitos de 18, 19 e 47 anos, e a mulher, de 30 anos, não tiveram os nomes revelados pela polícia.

O delegado responsável pelas investigações, Mauro Ramos, não detalhou os crimes atribuídos ao bando, mas confirmou que o principal matador da organização foi preso e que todos estão envolvidos com o tráfico de drogas, roubos e em homicídios motivados por acerto de contas entre facções rivais.

Farta munição estava em poder dos criminosos. Fotos: Olho de Boto/SN

Farda da PM do Amapá e coletes foram achados na base do grupo criminoso

Ainda segundo o delegado, as ordens para os crimes partiam de dentro da cadeia, inclusive, uma motocicleta que era utilizada na matança foi apreendida, juntamente com coletes balísticos e uma vasta quantidade de munições.

“Foram os homicídios ocorridos na Região Metropolitana que nos levaram até o bairro, que é onde funcionava uma espécie base deles, onde guardavam os apetrechos usados no cometimento desses crimes. As investigações ainda estão em andamento. Temos hoje 4 homicídios e 5 tentativas de homicídio atribuídos diretamente a esse grupo, mas os crimes podem ser muito mais, estamos trocando informações com outras delegacias e essa quantidade de mortes atribuída a esse grupo pode aumentar”, explicou o delegado.

No total foram aprendidos: 4 máscaras; 69 munições 9 mm; 14 munições .40; 12 munições de calibre 38; 1 pistola .40 com carregador; 1 balança de precisão; 3 celulares; 3 porções de crack; 1 porção de maconha; 1 porção grande de crack; 1 farda da PM; 3 coletes balísticos; 1 motocicleta de cor prata; 1 máquina de cartão.

Motocicleta apreendida no local. Operação teve apoio do GTA e da CORE

Dos 5 presos, dois foram liberados

O grupo foi autuado por associação criminosa, roubos, tráfico de drogas, homicídio, tentativa de homicídio, posse de munição e porte ilegal de arma de fogo.

Mauro Ramos explicou que o grupo era uma espécie de ‘Longa Manus’ da facção – a expressão designa o executor de ordens. É normalmente utilizada em referência ao oficial de justiça, que é o executor das ordens judiciais, ou seja, a ‘mão estendida do juiz na rua’.

Delegado Mauro Ramos comanda as investigações

“Cada um deles tinha uma função específica aqui fora para seguir as ordens dos chefes de dentro da cadeia. Um era responsável por fazer o contato com a cadeia, tem o que era responsável pelo transporte da droga, tem o que faz o levantamento do aluguel de carros, tem o que levanta informações sobre as vítimas, são uma cadeia criminosa, são organizados”, explicou o delegado.

Todos os presos foram encaminhados à audiência de custódia.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!