Comunidade resgata pirarucus da seca

Ação ocorreu na Comunidade Igarapé do Lago, a 85 km de Macapá.
Compartilhamentos

Por CAROLINA MACHADO

Moradores da Comunidade Igarapé do Lago, a 85 km de Macapá, tiveram que retirar filhotes de pirarucu do habitat natural para salvá-los da estiagem que assola o Amapá.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a retirada dos peixes, que são transportados em uma caixa d’água para serem soltos em um Igarapé que ainda resiste à seca na região.

O prefeito do município de Santana – a qual a comunidade pertence –, Bala Rocha (PP), replicou o conteúdo em suas redes sociais e elogiou a atitude dos moradores.

“Foi um gesto de solidariedade com a natureza e com a fauna. É um exemplo a ser seguido, pois eles contribuíram com a garantia da sobrevivência da espécie no local, pois o ideal é consumir quando adulto e eles optaram por não consumir esses filhotes, o que é muito importante para a preservação da espécie”, afirmou o prefeito.

Morador retira filhote do lago seco. Vídeo e foto: Redes Sociais

Ele ressaltou que o Pirarucu é muito importante para o distrito porque muitos moradores têm no pescado a sua fonte de sobrevivência, com alimentação e renda.

Segundo Bala, a Colônia de Pescadores relatou já ter retirado peixes da lama para consumo e que não estava sendo possível pescar em algumas regiões.

“Isso que aconteceu no Igarapé do Lago só reforça o que a Colônia informou. E esse relato da Colônia foi importante para decretarmos a situação de emergência na última terça (14) em Santana”, explicou.

Dentre os impactos que a estiagem causou no Igarapé do Lago, o prefeito citou a dificuldade de agricultores em manter as roças em boas condições e de produzir alimentos para consumo próprio e para venda nas feiras. 

“Então, para amenizar a situação na comunidade, vamos fazer um plano de trabalho de reconhecimento do Decreto de Emergência para socorrer esse Distrito com alimentos”, concluiu.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!