Avanço de sinal vermelho foi a infração mais cometida em Santana

Dados são de 2023 e mostram as principais infrações no município que fica a 17 km de Macapá.
Compartilhamentos

Por JONHWENE SILVA, de Santana

Levantamento da Superintendência de Transportes e Trânsito de Santana (Sttrans) apontou que o avanço de sinal vermelho e pontos de parada obrigatória foram as infrações mais cometidas por condutores em 2023 no município, que fica a 17 km de Macapá.

Segundo os números, mais de 900 infrações de trânsito foram registradas. Destas, 26% foram cometidas por motoristas que avançaram o sinal vermelho ou não obedeceram ao ponto de parada obrigatória. Outro dado, aponta que em 21% das ocorrências de infrações, condutores faziam o transporte de pessoas e bens sem autorização legal para o serviço.

“A Prefeitura de Santana, através da Sttrans, fez o esforço para colocar mais semáforos no município em cruzamentos considerados perigosos para garantir a segurança. Mesmo assim, os condutores não estão respeitando a sinalização colocando em risco a sua vida e de outras pessoas”, alertou o diretor de trânsito da Sttrans, Herinaldo Nascimento.

Infração representou 26% das irregularidades cometidas no município em 2023. Fotos: Jonhwene Silva

A ocupação de vagas reservadas para pessoas com deficiência ou idosos também teve destaque: a irregularidade corresponde a 10% das infrações registradas em 2023. Estas são infrações intencionais, ressalta Nascimento.

“Alguns condutores, as vezes pagam para ver. Geralmente, estão apressados e pensam que não serão notificados. Em outras situações, há condutores que avançam o sinal vermelho na frente dos agentes de trânsito, mostrando total desrespeito pela sinalização”, alerta Herinaldo.

Nos casos de estacionamento em áreas destinadas a idosos ou pessoas com deficiência, o diretor alerta que, em algumas situações, o condutor até é idoso, mas não possui a documentação (credencial), que habilita o estacionamento na área reservada.

“É preciso que o idoso ou deficiente físico procure a Sttrans para solicitar a credencial que habilita o estacionamento nestas vagas. Caso isto não ocorra, vamos notificar”, finalizou.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!