Por RODRIGO ÍNDIO, de Macapá (AP)
Quem observa a precisão com que o chef Manoel Maciel manuseia os peixes e temperos da Amazônia percebe logo que a relação dele com o fogão vai além da técnica. Começou cedo, aos 13 anos, ainda como um dom descoberto na infância. Hoje, aos 38, o paraense de Igarapé-Mirim — radicado há 18 anos no Amapá — é um dos nomes de referência na gastronomia do estado e traz na bagagem a convicção de que o futuro da culinária nortista já está sendo escrito. Essa trajetória ganhou mais um capítulo marcante durante o encerramento da programação da Cozinha Show, na Feira de Negócios do Vale do Jari, promovida pelo Sebrae Amapá em parceria com o Governo do Estado.

O chef Manoel ensinou duas propostas com peixes da região: acari e pirarucu. Fotos: Rodrigo Índio/Portal SN

25 anos celebrados com oficina
No espaço dedicado à gastronomia, Manoel compartilhou saberes, ensinou técnicas e apresentou aos visitantes novos olhares sobre ingredientes tradicionais da mesa amapaense.
Integrante do Programa Chefs de Origem, o profissional apresentou duas criações que traduzem bem a proposta de unir tradição e inovação: o Acari Assado ao Leite de Castanha com Farofa de Chicória e a Moqueca de Pirarucu acompanhada de Arroz de Jambu. Para ele, a oportunidade de cozinhar no município de Laranjal do Jari foi também um exercício de descoberta mútua.
“É muito importante participar de uma feira como essa aqui no Vale do Jari, onde a gente destaca o acari, um peixe tão consumido pelo povo daqui. A partir desse ingrediente e da castanha local, podemos criar pratos que o mundo precisa conhecer. A feira serve justamente para isso: para que nós, empreendedores e chefs, possamos conhecer cada canto e as pessoas que fazem o Amapá”, destacou Manoel.

Cozinhar em Laranjal do Jari foi um exercício de descoberta mútua

Oficina com chef Manoel: estratégia contínua do Sebrae para descentralizar o conhecimento e impulsionar a economia
A postura firme e acolhedora do chef no palco reflete o caminho percorrido até aqui. Quando decidiu fixar raízes no Amapá, Manoel recorreu a um empréstimo bancário para abrir o próprio o restaurante, e tornou-se referência gastronômica na orla de Macapá, ajudando a projetar a culinária local para visitantes de todo o país.
Ao longo de 25 anos de carreira, o chef tem levado a identidade amapaense a feiras nacionais e internacionais, mas garante que o impacto mais valioso é aquele deixado nas comunidades que visita.
“Fico muito feliz com cada retorno positivo, principalmente de pessoas que não sabiam o que fazer e agora enxergam a possibilidade de cozinhar, abrir um negócio e mostrar a culinária do Jari para o restante do estado e do país. A feira deixa uma marca grande e, em breve, veremos os frutos colhidos dessa terra”, pontuou o chef.

Oficina na Cozinha Show
A passagem de Manoel Maciel pelo Vale do Jari integra uma estratégia contínua do Sebrae para descentralizar o conhecimento e impulsionar a economia criativa nos municípios do interior. Além dele, a Cozinha Show contou com a participação de outras chefs, promovendo um intercâmbio de saberes com o público e estimulando novos empreendimentos no setor alimentício.
Ao término da oficina, entre pratos aprovados e conversas atentas com os moradores, Manoel resumiu o sentimento que guia sua trajetória na cozinha.
“Cozinhar é a coisa mais importante da minha vida hoje. É o amor que coloco em cada prato e a forma de mostrar o quanto amo essa terra e esse povo”.

