Prefeitura inicia recuperação da iluminação pública pela orla de Macapá

O prefeito Clécio Luis lança nesta quinta (11) o Macapá Luz prometendo recuperar toda a iluminação pública em 6 meses
Compartilhamentos

SELES NAFES

Na manhã desta quinta-feira (11), a prefeitura de Macapá vai iniciar oficialmente os serviços de recuperação da iluminação pública da capital. O lançamento do Macapá Luz será realizado junto com a abertura do processo licitatório para contratar a empresa que irá conduzir esse trabalho pelos próximos anos.

A prefeitura escolheu a orla de Macapá, um dos cartões postais da cidade, para iniciar o trabalho de recuperação. A meta é revitalizar todos os pontos de iluminação que estão apagados num período de 6 meses. A estimativa é de 60% das luminárias não estejam funcionando.

A prefeitura contratou uma empresa em caráter emergencial para executar os serviços. A empresa tem experiência e já cuida de sistemas em grandes capitais como Salvador (BA).

A iluminação pública foi finalmente transferida da CEA para a prefeitura graças a um termo de ajustamento de conduta assinado com intermediação do Ministério Público do Estado, no dia 10 de março deste ano.

Fortaleza de São José na escuridão: empresa licitada fará iluminação de praças e monumentos. Fotos: André Silva

A CEA repassou no ato cerca de R$ 600 mil ao município, mas atrasou o pagamento da segunda parcela da taxa de iluminação pública referente a abril, o que causou um princípio de crise na relação entre a PMM e a companhia.

O lançamento do Macapá Luz está marcado para as 9h. Às 18h, o prefeito fará a primeira inspeção nos serviços. Clécio Luis decidiu comandar pessoalmente o Macapá Luz, apesar de operacionalmente os serviços serem subordinados à Secretaria Municipal de Obras (Semob).

Clécio e representantes da CEA no MP: acordo proporcionou a transferência do sistema para a prefeitura

No primeiro mandato, havia uma corrente dentro da prefeitura que defendia a criação de um novo órgão apenas para tocar o projeto da iluminação. Clécio optou pela alternativa mais barata, que foi passar os serviços para responsabilidade da Semob.

Depois da licitação, a empresa que for contratada será responsável pelos projetos de ampliação e de iluminação paisagística para praças, monumentos e outros locais.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!