Vigilância em Saúde é tema de conferências nos municípios do AP

Objetivo do evento é que cada localidade defina políticas públicas preventivas de acordo com suas realidades
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Os 16 municípios amapaenses promovem até o dia 2 de setembro conferências municipais de Vigilância em Saúde. Nesta quinta-feira (24) foi a vez de Serra do Navio e Itaubal receberem a programação de debates relacionadas com a área. Na sexta-feira (25) os fórum acontece em Cutias.

A Superintendência em Vigilância da Saúde do Amapá (SVS) prepara junto com o Conselho Estadual de Saúde a etapa estadual do evento, que será realizado entre os dias 18 e 20 de outubro, em Macapá. Já a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde será em novembro, em Brasília.

Segundo o diretor executivo em Vigilância da Saúde, Emanuel Bentes, o objetivo do evento é que cada localidade defina políticas públicas preventivas de acordo com suas realidades específicas.

Conferência realizada em Serra do Navio nesta quinta (24). Foto: Conselho Estadual de Saúde

“Hoje, com essas conferências, vamos definir uma política pública na área de vigilância em saúde que se enquadre perfeitamente no SUS, como forma de estarmos promovendo saúde, fazendo a proteção e prevenindo doenças”, disse o gestor.

Bentes falou também que as autoridades chegaram ao entendimento de que trabalhar na prevenção e proteção à saúde e na prevenção das doenças é uma solução que diminui o fluxo nos hospitais e otimiza recursos.

“Vamos desafogar a área da assistência em recuperação, a população vai ter saúde, melhor qualidade de vida”, destacou o diretor da SVS.

SVS

O superintende de Vigilância em Saúde, Dorinaldo Malafaia, comentou sobre o novo momento no Estado com a criação da SVS, autarquia que tem o papel de otimizar os recursos na área de vigilância e, consequentemente, melhorar os indicadores do setor e o serviço de saúde.

“Vivemos no Amapá um momento positivo com a criação da SVS. Ganhamos mais autonomia para dar celeridade aos processos de aquisição de materiais e equipamentos, e assim, poderemos  interagir mais com os municípios para que os mesmos cumpram com suas obrigações na área”, disse o superintendente.

Confira o calendário das conferências municipais de Vigilância em Saúde:

Pedra Branca – 8 e 9 de agosto

Porto Grande –  9 e 10 de agosto

Laranjal do Jari – 11 e 12 de agosto

Serra do Navio – 24 de agosto

Itaubal – 24 de agosto

Cutias – 25 e 26 de agosto

Ferreira Gomes – 29 e 30 de agosto

Macapá – 29 e 30 de agosto

Santana – 30 e 31 de agosto

Calçoene – 30 e 31 de agosto

Mazagão – 30 e 31 de agosto

Vitoria do Jari – 31 de agosto e 1 de setembro

Oiapoque – 31 de agosto e 1º de setembro

Pracuúba – 1º e 2 de setembro

Amapá – 2 de setembro

Tartarugalzinho – 1 e 2 de setembro

Conferência Estadual – 18, 19 e 20 de outubro.]

Foto de capa: Conselho Estadual de Saúde do Amapá

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!