23 mil vão fazer o Enceja

Exame não era aplicado no Amapá desde 2009
Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

Mais de 23 mil inscritos devem fazer as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) no Amapá. A avaliação ocorre em mais de 70 escolas de três municípios amapaenses. A meta da Secretaria de Estado da Educação (Seed) é estimular a participação dos inscritos.

O exame não ocorria no Amapá desde 2009, quando o Ministério da Educação (MEC) possibilitou que pessoas maiores de 18 anos poderiam usar o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para receber o diploma do ensino médio. Mas a partir deste ano, o MEC determinou que a certificação seja feita exclusivamente pelo Encceja.

De acordo com o gerente do Núcleo de Educação de Jovens e adultos da Seed (Neja), Miguel Arcanjo Caetano Victorino, a lista com os locais de prova deve ser divulgada em breve. O exame será aplicado pela Fundação Cesgranrio, no dia 19 de novembro.

“A demora na divulgação dos locais de prova é porque o Inep junto com a organização estão tentando colocar o candidato o mais próximo da sua casa. Mas acreditamos que até 5 de novembro, as pessoas já estarão recebendo nos seus e-mails o cartão de inscrição e o local de prova” frisou o gerente.

Gerente do Núcleo de Educação de Jovens e adultos da Seed (Neja), Miguel Arcanjo Foto: Cássia Lima

No Amapá, 684 presos vão fazer a prova na escola São José, que fica dentro do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), nos dias 21 e 22 de novembro. Segundo o instituto, são 327 reeducandos que buscam o certificado de ensino fundamental e 357 que querem concluir o ensino médio.

Prova

As provas serão aplicadas em 70 escolas localizadas nos municípios de Macapá, Oiapoque e Laranjal do Jari. O exame possui 100 questões de múltipla escolha mais redação. A Seed quer estimular os inscritos a comparecerem no dia da prova.

“Nós solicitamos que as pessoas inscritas busquem realizar a prova para que possamos ser contemplados no próximo ano com o Encceja. Além disso, o nível da prova do próximo ano depende do desempenho dos inscritos em 2017”, destacou o gerente.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!