Apagão atinge Norte e Nordeste

Compartilhamentos

SELES NAFES

O Amapá e toda a Região Norte ficaram quase uma hora sem energia elétrica na tarde desta quarta-feira (21). As causas do apagão, que também atingiu o Nordeste, estão sendo apuradas, segundo informou o Operador Nacional do Sistema (ONS).

De acordo com a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), uma “perturbação no Sistema Interligado Nacional (SIN) causou a interrupção do fornecimento de energia elétrica nas regiões Norte e Nordeste”.

Apenas o município de Oiapoque, que tem um sistema isolado com termelétricas, não foi afetado. A pane ocorreu exatamente às 15h48min, causando desligamento de cerca de 18 mil megawatts nas duas regiões, ou seja, 22,5% da carga total do sistema.

A perda de carga acionou o primeiro estágio do “Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste”, o que isolou o Norte e o Nordeste do sistema nacional.

O sistema começou a ser normalizado a partir das 16h15min em alguns estados. No Amapá, a energia começou a retornar depois das 17h. A causa da anomalia que disparou o sistema de isolamento ainda está sendo apurada.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!