Hemoap recebe doações nesta quinta (29)

Estoque de sangue precisa ser renovado para o feriado prolongado
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Mesmo com o ponto facultativo no Estado, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) funcionará normalmente nesta quinta-feira (29). O objetivo é manter a média de estoque para o feriado prolongado da Semana Santa.

O abastecimento visa também garantir bolsas de sangue para o tratamento de pacientes internados na rede hospitalar, além de dar suporte para as unidades, em razão de um possível aumento de demanda, fato comum em feriados.

O curto tempo de vida útil das plaquetas é o que faz com que haja necessidade de novas doações, segundo a administração do Hemoap.

“Nosso estoque está dentro da margem de segurança para sete dias, mas nosso principal problema é manter as plaquetas. Esse hemocomponente pode ser estocado por apenas cinco dias e, por isso, precisamos dessa rotatividade de doações”, explicou o diretor, Sávio Guerreiro.

Para ser considerado apto, o doador precisa atender a alguns critérios, como: ser uma pessoa saudável com mais de 50 kg e ter idade entre 16 e 65 anos. Menores de 18, só com a autorização dos responsáveis e maiores de 65 se forem doadores assíduos. A pessoa também precisa estar descansada e alimentada.

As doações poderão ser feitas no horário das 7h30 às 12h, no prédio do órgão, localizado na Rua Jovino Dinoá, esquina com a Avenida Raimundo Álvares da Costa, bairro Central.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!