Chuva em Macapá durou mais de 16h, diz Iepa

Defesa Civil informou que nenhuma ocorrência grave foi registrada
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

Nas últimas 16 horas choveu mais de 60 milímetros em Macapá, segundo o Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis (NHMET). A chuva, que iniciou no fim da noite de segunda-feira (9), caiu a noite inteira e só deu trégua no fim da tarde desta terça-feira (10). O bairro que registrou maior nível de chuva foi o Santa Inês, na zona central da capital. A Defesa Civil do Município não registrou até agora nenhuma ocorrência grave.

Segundo Jeferson Vilhena, do NHMET, órgão ligado ao Instituto de Pesquisa Cientifica do Amapá (Iepa), as chuvas que caíram na cidade foram isoladas. Isso quer dizer que em alguns bairros choveu mais do que em outros.

O Bairro Santa Inês, por exemplo, choveu 65 milímetros. Outro local onde as chuvas foram intensas foi no 34º Bis, na zona oeste, onde foi registrado 56,6 milímetros; seguido do Bairro Congós, na zona sul onde o volume de água chegou a 52,4. No Jardim Felicidade, na zona norte, os pluviômetros, aparelhos usados para medir a quantidade de água da chuvas, marcaram 38,6 milímetros de chuvas.

Jeferson Vilhena: chuvas localizadas. Foto: Secom

“Essas chuvas dessa época estão muito localizadas: em alguns pontos ela é muito forte e em outros ela é muito fraca. O que a gente têm que deixar claro é que tem chuva em uns bairros e outros não têm”, disse o meteorologista.

O comandante da Defesa Civil de Macapá, Rui Seco, informou que o único bairro em que houve ocorrência foi o Novo Horizonte, na zona norte de Macapá. Uma senhora acionou a defesa porque estava com medo que a água entrasse em sua casa, fato não ocorrido.

“Nós ainda não tivemos nenhuma ocorrência grave, devido o fácil escoamento das águas. Acredito que por causa das limpezas que foram realizadas nos canais”, explicou o comandante.

Ele explicou que os homens da Defesa Civil de Macapá estão em prontidão, caso haja alguma ocorrência grave. O número para atender ocorrências é o 199.

Foto de capa: André Silva

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!