Mostra leva filmes sobre direitos humanos para universidade no AP

Mostra será no campus Marco Zero, nos dias 24 e 25 de maio.
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Nos dias 24 e 25 de maio, a Universidade Federal do Amapá (Unifap) vai receber a Mostra Cinema em Movimento – Circuito Universitário, com filmes sobre direitos humanos.

A proposta é levar a discussão sobre o assunto para dentro das universidades. Após as exibições de filmes, haverá debates entre os presentes.

A mostra será no campus Marco Zero do Equador, zona sul de Macapá, em sessões gratuitas e abertas ao público em geral.

“Essa mostra tem como objetivo principal fomentar, no ambiente acadêmico, o diálogo e a reflexão sobre questões de interesse nacional e histórico abordadas nas obras a serem exibidas. Mais do que uma simples exibição de filmes, a mostra é um espaço de ampla comunicabilidade, constituindo-se em um eficaz instrumento de divulgação e multiplicação de mensagens”, falou Luciana Boal, diretora geral do projeto, criado em 2000, pela produtora carioca MPC Filmes e executada em conjunto com o Instituto Cultura em Movimento (ICEM).

A abertura da mostra será na quinta-feira (24), às 18h, com a apresentação teatral de Maurício Maciel, acadêmico de teatro da Unifap.

Confira a programação e sinopse dos filmes:

Dia 24 de maio (quinta-feira)
18h – Anfiteatro da Unifap
Filme “Humano – Uma Viagem pela Vida” (Dir. Yann Arthus-Bertrand / França / Documentário / 2015)
O documentário reúne depoimentos de pessoas de todo o planeta sobre situações de suas vidas. São mais de 110 entrevistas feitas com pessoas em 65 países, entre anônimos e personalidades, como Bill Gates e o ex-presidente uruguaio José Mujica. Entre os temas abordados, estão o amor, a agricultura, a homossexualidade e a migração.

Dia 25 de maio (sexta-feira)
13h – Bloco de Enfermagem
Filme “Betinho – A Esperança Equilibrista” (Dir.Victor Lopes /Brasil / Documentário  / 2015)
O filme aborda a vida do sociólogo e ativista Herbert de Souza, que nos anos 80 foi contaminado pelo HIV. Betinho narra a sua saga, entre depoimentos de amigos e parentes que nos revelam um personagem essencial na História do Brasil.

18h – Auditório do Bloco de Letras e Artes
Filme “Nunca Me Sonharam” (Cacau Rohden /Brasil / Documentário  / 2017)
Os desafios do presente, as expectativas para o futuro e os sonhos de quem vive a realidade do ensino nas escolas públicas do Brasil. Estudantes, gestores, professores e especialistas discutem uma reflexão fundamental e urgente sobre o valor da educação.     

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!