Intervenção no MDB do AP é avaliada em Brasília

Pedido foi feito por Fátima Pelaes para que Gilvam deixe o comando do partido
Compartilhamentos

SELES NAFES

A executiva nacional do MDB recebeu, na tarde desta terça-feira (3), um pedido de intervenção na legenda no Amapá, atualmente sob a presidência do ex-senador Gilvam Borges. O portal SELESNAFES.COM apurou que a solicitação foi feita pela ex-deputada federal Fátima Pelaes.

A reunião da executiva ocorreu no início da tarde de ontem, na sede da Fundação Ulisses Guimarães, em Brasília (DF). O encontro, a portas fechadas, foi conduzido pelo próprio presidente nacional do partido, o senador Romero Jucá (RR), com a presença de Fátima, que demonstravam bastante irritação com a situação no Amapá. 

Durante a reunião, Fátima lembrou que a executiva nacional tinha assegurado que o MDB no Amapá teria duas vagas para candidatos, e defendeu que os mandatos no diretório regional não sejam prorrogados por 3 meses, justamente por desobediência à executiva nacional.

Em maio, ela lançou sua pré-candidatura ao Senado, mas, no mês seguinte, Gilvam anunciou publicamente que apenas ele seria o candidato do partido, descartando a possibilidade de participação da colega que, até abril, foi secretária de Políticas para as Mulheres com status de ministra no governo Temer. Fátima reagiu com força, acusando Gilvam de ter agido de forma autoritária.

Fátima Pelaes: demonstrou irritação durante a reunião. Foto: Arquivo/SN

É notório que Fátima tem mais prestígio do que Gilvam na executiva nacional. Além disso, o presidente regional do partido não vence uma eleição no Amapá desde 1994, quando conquistou mandato para o Senado. Na prática, a pré-candidata quer o afastamento de Gilvam do comando do MDB, que passaria a ser dirigida por uma comissão de intervenção. Teoricamente, a comissão poderia até convocar uma eleição interna.

Procurada pelo portal SN, Fátima Pelaes não se posicionou acerca do assunto. O diretório regional do MDB também não emitiu nenhum comunicado.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!