Mais de 300 apartamentos invadidos são desocupados no Macapaba II

Moradores do Jandiá serão contemplados com imóveis após reparos
Compartilhamentos

RODRIGO INDINHO

Na manhã desta segunda-feira (16), uma força-tarefa formada por órgãos federais e estaduais começou a reintegração de posse de 314 imóveis ocupados irregularmente por invasores no Conjunto Habitacional Macapaba II, zona norte de Macapá.

A ação deve durar quinze dias e faz cumprir uma decisão do titular da 2ª Vara da Justiça Federal no Amapá, juiz João Bosco Soares, emitida em março de 2018.

Do total de imóveis a serem reintegrados no Macapaba II, 209 serão destinados às famílias que moram na etapa II do Canal do Jandiá – área que se estende até a chamada Ponte do Axé, no Bairro Jesus de Nazaré.

Policiais federais e militares participaram da desocupação. Fotos: Rodrigo Indinho

 

Apartamentos serão recuperados

Outras 104 unidades habitacionais serão asseguradas aos beneficiários contemplados, anteriormente, no segundo sorteio do Programa Minha Casa, Minha Vida, feito pela Caixa Econômica Federal (CEF) para o conjunto.

“Não tenho como viver de aluguel”

A auxiliar de serviços gerais Maria do Socorro, 48 anos, foi notificada e retirada do local. Ela morava alugado e, no desespero e na necessidade sem ter como pagar o aluguel, decidiu invadir um apartamento e morar no Macapaba II. Maria do Socorro disse que tentou por diversas vezes ser contemplada com um apartamento, mas não conseguiu.

Parte dos objetos e móveis são levados para quadra de escola

“Não tinha mais como viver no aluguel. Há seis meses, cheguei com meus três filhos nesse local que tava todo depredado. Depois de cuidar, estou sendo retirada daqui com um aperto no coração. Onde vou viver com meus filhos? Se estava aqui, é porque tenho necessidade. Faz anos que tento, mas não consigo um cantinho meu”, disse emocionada Maria do Socorro.

Desocupação pacífica

A desocupação está ocorrendo de forma pacífica, e segundo informações da PM no local, compõem a força-tarefa, oficiais da Justiça Federal, Polícia Federal, Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims), CEF, Corpo de Bombeiros Militar (CBM/AP) e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), Polícia Militar (PM/AP), Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), Defensoria Pública do Amapá (Defenap), Defensoria Pública da União (DPU), Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), Conselho Tutelar, dentre outros.

Moradora afirma não ter como pagar aluguel

 

Famílias acompanham desocupação

Durante e após a reintegração, as equipes da Caixa irão vistoriar os imóveis para levantar a necessidade de reparos antes de entregar a novas famílias. Os materiais retirados das residências estão sendo levados para a quadra da Escola Estadual Antônio Munhoz Lopes, no Macapaba I.

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!