São Tiago: Fé e história há 241 anos

Moradores se dedicaram a ornamentar a igreja. Nesta tarde também haverá teatro da céu aberto
Compartilhamentos

SELES NAFES

Os moradores da Vila de Mazagão Velho, a 64 quilômetros de Macapá pela AP-010, amanheceram esta terça-feira (24) cuidando dos últimos detalhes dentro da igreja, que fica às margens do Rio Mutuacá. É onde também ocorrerá o ponto alto da festa de São Tiago, nesta quarta-feira (25), com a encenação da famosa batalha entre os muçulmanos e cristãos.

A batalha faz parte de uma longa programação que iniciará às 8h com uma missa e um círio que sairá da igreja e percorrerá as principais ruas da vila.

Nesta manhã, voluntários se reuniram para organizar a ornamentação da igreja.

“Faço isso desde que eu tinha 12 anos. Aprendi com a minha mãe e já estou repassando para minha família. Minha mãe faleceu em 2015, aos 104 anos”, diz Joaquina Jacarandá, uma das organizadoras da parte religiosa da festa.

Moradores cuidam de detalhes da ornamentação da igreja de onde sairá o círio. Fotos: Seles Nafes

Joaquina Jacarandá: tradição repassada pela mãe que faleceu aos 104 anos

Depois do círio, nesta quarta, serão realizadas várias encenações que se estenderão por toda a tarde. Hoje, às 16, acontece o “ato de entrega dos presentes”.

A cena, em teatro a céu aberto, recorda o momento em que os mouros entregaram um banquete envenenado que os cristãos iriam consumir antes de um baile de máscaras. O baile também será encenado às 19h.

Museu

A festa completará 241 anos, relembrando as circunstâncias que trouxeram as primeiras famílias que migraram do Marrocos (África) para o Amapá, fugindo da guerra entre muçulmanos (mouros) e cristãos.

Há cerca de 10 anos, foram descobertos vestígios e restos mortais dos fundadores. No entanto, apesar da importância histórica dos achados, até hoje não existe um museu para relatar e guardar este acervo.

Os restos mortais (ossadas) estão guardados dentro de uma pequena sala atrás da igreja. O local também está servindo como depósito.

Ruas estão coloridas

Rua na orla onde ocorre o teatro da guerra entre mouros e cristãos

Balneário no Rio Mutuacá

Mesmo com a falta de visão do poder público, a cidade está colorida, por iniciativa dos próprios moradores. As tradicionais bandeirolas amarelas e vermelhas deram um ar festivo à cidade.

Todas as pousadas e quartos de aluguel estão ocupados. Um palco foi montado pelo governo do Estado para receber atrações musicais. Também há muitos bares, pequenos restaurantes e vendedores ambulantes. A estimativa é de que 50 mil visitantes passem por Mazagão Velho.

A programação cultural começou no último dia 16 e só terminará no dia 28. Veja o roteiro dos próximos dias.

Moradores estão recebendo os visitantes com hospitalidade

24 de julho

4h – Alvorada festiva

16h – Entrega dos presentes

18h30 – Novena (Família Cabeleira)

20h30 – Baile de máscaras

25 de julho

6h – Saída do arauto convidando as figuras para o círio

8h – Missa solene em frente à Capela de São Tiago

9h – Início do círio

11h – Dança do vominê para convidados e em residências locais

12h – Passagem do bobo velho

14h – Saída do arauto anunciando o início da batalha, com os seguintes episódios:

– Descoberta do atalaia

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!