UBS Lélio Silva reabre em 45 dias, diz prefeitura

Moradores têm criticado demora na conclusão da obra por conta da distância para outras UBS's
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

Há quase dois anos fechada, a Unidade Básica de Saúde Lélio Silva, localizada no Bairro Buritizal, zona sul de Macapá, tem feito muita falta para os moradores da região.

Eles reclamam que para conseguir um atendimento de urgência e emergência precisam se deslocar muitos quilômetros até a unidade mais próxima. A obra está com previsão para ser entregue em 45 dias, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A reforma da UBS, orçada em R$ 400 mil e fruto de emenda parlamentar, ficou parada por quase oito meses e foi retomada há pouco mais de 30 dias. Os trabalhos iniciaram em janeiro de 2017 e a previsão de entrega era em 120 dias.

Unidade está há quase dois anos fechada. Fotos: André Silva

Os atendimentos à população foram direcionadas para UBS’s mais próximas, como no Bairro Nova Esperança, onde são oferecidas consultas médicas, de enfermagem, nutrição e vacina. Os serviços em pronto atendimento de urgência e emergência e 24h acontecem nas UBS’s Rubim Aronovitch, no Bairro Santa Inês, e na UBS Perpétuo Socorro.

Prefeitura alega atraso na chegada dos recursos de emenda parlamentar

Distância

Dona Maria Lúcia, de 62 anos, mora no bairro há mais de três décadas. Ela é vizinha da UBS Lélio Silva e diz que o local faz muita falta. A mulher relata a dificuldade de chegar nas unidades mais distantes.

“Não só eu, mas várias pessoas do bairro, inclusive idosos, sentem essa dificuldade. Durante a noite, quando eu preciso, tenho que ir ao Santa Inês para ser atendida. Tenho que pegar um ônibus e desço longe. Corro o risco de ser assaltada porque o local é escuro”, relatou a idosa.

Dona Maria Lúcia: ir até a UBS do Sta Inês durante a noite é perigoso

Eulália da Silva, de 40 anos, é hipertensa e diabética. Ela disse que chegou a testemunhar várias vezes o local sem movimento dias depois de lançada a obra.

“Se eu tiver um infarto, dá tempo de chegar ao Rubim ou ao Perpétuo Socorro? Claro que não, eu morro antes de chegar. Então esse lugar aqui é importante para nós”, disse a mulher.  

Placa informando período e orçamento da obra

Atraso de emendas

A Semsa informou que as obras ficaram paradas porque os recursos oriundos de emenda parlamentar do Senador Randolfe Rodrigues (REDE), estavam atrasados. A obra tem contrapartida da Prefeitura Municipal de Macapá no valor R$ 51 mil.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!