Cobra de 2 cabeças é encontrada no Amapá

Animal é considerado raro e passou por mutação, segundo o Ieap
Compartilhamentos

SELES NAFES

A descoberta de uma cobra com duas cabeças no interior do Amapá virou o assunto desta sexta-feira (17). O animal foi encontrado por crianças na localidade de Bonito do Aporema, a cerca de 90 quilômetros do município de Tartarugalzinho, há cerca de dois dias.

A serpente (uma cobra d´água não venenosa) estava próxima de uma casa, na região dos lagos, quando foi vista e capturada por dois meninos. Eles entregaram o animal a um morador que registrou fotos e vídeo.

Contudo, o animal morreu antes de chegar ao Instituto de Estudos e Pesquisas Tecnológicas do Amapá (Iepa). Mesmo assim, ela será estudada por se tratar de um caso considerado raro.

“Existe o relato de uma cascavel que nasceu assim num zoológico de São Paulo, e até de uma píton. Mas geralmente são eventos animais nascidos em zoológicos ou serpentários, mas na natureza é bem mais raro”, explicou o pesquisador Jucivaldo Dias Lima.  

Cobra foi encontrada por dois meninos próxima desta casa. Fotos: Maurício Dias

Depois de ser informado sobre a morte do animal, Jucivaldo Dias Lima orientou os moradores a congelar e levar a cobra para o Iepa, onde a anatomia dela está analisada entre outras características.

O pesquisador acredita que, na natureza, essa cobra teria poucas chances de sobreviver. Ela era um filhote de no máximo 30 cm. Se chegasse à fase adulta, a cobra atingira no máximo 1,5 metro de comprimento.

“Pelo que eu vi no vídeo, ela tinha muita dificuldade de mobilidade por ter duas cabeças, e ainda nasceu abaixo do peso. Como é uma cobra aquática, ela se alimenta de peixes e precisa se livrar de outros predadores, então ela morreria facilmente na natureza”, estimou.

A expectativa é de que o animal congelado seja trazido para a capital por moradores na semana que vem. 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!