Meta contra sarampo e poliomielite é alcançada por todos os municípios do AP

Todos os 16 municípios estão com taxa de cobertura acima de 95%
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

O Amapá é o primeiro Estado em 2018 a ter todos os municípios com o percentual de vacinação contra o sarampo e a poliomielite acima do recomendado pelo Ministério da Saúde, de 95% do público-alvo: crianças de um ano até menores de cinco anos de idade.

Dados do Programa Nacional de Imunização (PNI) da quarta-feira (29) confirmam a elevada taxa de imunização no Estado. De acordo com o PNI, o Amapá está com o seguinte percentual de cobertura: 101,4% (59.531 doses) de vacinados contra a poliomielite e 101,6% (59.320) de vacinados com a vacina Tríplice Viral, que protege contra o sarampo.

Os municípios com os melhores desempenhos são Itaubal, com 112,10% de cobertura nas duas vacinas, e Oiapoque, com 110,05% de cobertura vacinal também das duas doses.

Pais tem até sexta-feira para levar os filhos nas unidades de saúde. Fotos: Fernando Santos (arquivo SN)

Os municípios de Mazagão e Vitória do Jari, que ainda não haviam alcançado a meta do MS, chegaram a 96% de imunizados nas duas vacinas.

O superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia, avaliou que o cumprimento do cronograma de entrega das vacinas aos municípios e ações apoiadas pelo Estado, como o Dia D, foram fundamentais para o resultado obtido.

“Mais de 140 mil doses foram disponibilizadas para os municípios este ano. Esse excelente resultado da campanha é também fruto do esforço de Estado e das prefeituras para alcançar o recomendado pelo Ministério da Saúde para que possamos promover saúde pública e evitar qualquer possibilidade de que essas doenças voltem a vitimar nossas crianças”, avaliou Malafaia.

A campanha de vacinação continua até a próxima sexta-feira, dia 31 de agosto. Os pais devem levar seus filhos à Unidade Básica de Saúde mais próxima para receber a imunização.

Foto de capa: arquivo SN

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!