PF prende ex-superintendente do Imap em operação contra grilagem

Operação investiga a inserção de dados falsos no sistema do Incra
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Policiais federais do Amapá cumpriram mandados de prisão e de busca e apreensão, na manhã desta quinta-feira (20), em Macapá. A Operação Terras Caídas investiga a atuação de uma quadrilha que fraudava a regularização de terras da União. Um ex-superintendente do Instituto de Meio Ambiente e Ordenamento Territorial (Imap) foi preso na operação, mas o nome dele não foi revelado. 

Foram cumpridos dois mandados de prisão temporária (5 dias) e um de prisão preventiva nos bairros Novo Horizonte, Pedrinhas, Infraero II e São Lázaro. Os policiais também tinham em mãos cinco de busca e apreensão. Além de Macapá, foram cumpridos mandados também na cidade de Porto Velho (RO).

De acordo com a PF e o Ministério Público Federal, os criminosos cadastraram no Sistema de Gestão Fundiária do Incra dados falsos de imóveis rurais “atribuindo-os a particulares. Em ato contínuo, iniciavam o procedimento de regularização fundiária junto ao Incra, utilizando dados ideologicamente falsos”, informou a PF em nota distribuíra à imprensa.

Casa foi vasculhada na periferia de Macapá. Fotos: PF/divulgação

Policial examina computador de suspeito

De acordo com a investigação, laudos técnicos atestam que as áreas, mesmo sem qualquer tipo de benfeitoria, estão registradas em nomes de grileiros “que nunca exerceram atividade rural, demonstrando claramente a intenção de especular os imóveis”.

Mais de 2 mil hectares teriam sido demarcados desde 2015. Os crimes investigados são de inserção de dados falsos no sistema de informações, falsidade ideológica, organização criminosa e invasão de terras públicas, cuja as penas somam 28 anos de prisão.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!