Estação da chuvas chega mais cedo ao Amapá, confirma meteorologia

Chuva dessa madrugada na capital marcou o início do fim da estiagem
Compartilhamentos

SELES NAFES

Não foi apenas uma chuva incomum, para a época do ano, a que caiu durante toda a madrugada e início de manhã desta quarta-feira (28) em boa parte da capital, inclusive causando desligamento de energia em vários bairros. Segundo o Núcleo de Hidrometeorologia do Iepa, a estação chuvosa chegou mais cedo este ano ao Amapá.

“Já estávamos registrando chuvas fortes no interior do Estado na segunda quinzena de novembro, e esperávamos essa chuva em Macapá desde a semana passada. Essas chuvas começaram um pouco discretas depois do dia 18, e se intensificaram cada vez mais”, comentou o meteorologista Jefferson Vilhena.

Meteorologista do Iepa, Jefferson Vilhena. Chuvas mais prolongadas voltaram Foto: Arquivo

De acordo com ele, o clima no Amapá voltou a uma condição que existia no passado, com um período mais curto de seca.

“Em relação aos últimos anos vimos uma estiagem mais intensa e prolongada, mas as previsões passaram a apontar para um período chuvoso se estendendo até o mês de agosto, e retomando em novembro”, explicou.

Vilhena diz que haverá sol forte em alguns dias, nas próximas semanas, mas o clima definitivamente está passando por transição entre a estiagem e estação das chuvas na Amazônia, o que normalmente só vinha ocorrendo no fim de dezembro.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!